Notícias
Mesa temática promoveu discussão sobre os desafios da gestão em CT&I no âmbito das Unidades de Pesquisa do MCTI
A primeira mesa temática da Conferência Livre “Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação”, organizada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), discutiu os desafios da gestão em CT&I no âmbito das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Com a participação do diretor do Ibict, Tiago Braga, o evento reuniu boa parte de gestores das Unidades de Pesquisa do MCTI para a mesa composta pelo diretor-presidente da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), Augusto César de Mendonça Brasil; pelo auditor federal da Controladoria-Geral da União (CGU), Tiago Lucas; e pelo procurador federal e consultor jurídico do MCTI, Leopoldo Gomes Muraro.
Augusto César de Mendonça Brasil falou de sua experiência na gestão da Finatec e destacou a necessidade do equilíbrio entre aspectos financeiros, gestão de pessoas e gestão de orçamentos, destacando que a fundação tem a missão de devolver à sociedade a disseminação daquele conhecimento gerado na sua instituição.
O auditor federal da CGU, Tiago Lucas, explicou como funciona a estrutura organizacional do órgão, especificando os desafios de gestão das unidades de pesquisa, como a necessidade de melhoria da transparência ativa nos portais das unidades. “Só haverá inovação a partir de um ambiente de confiança. Isso exige o movimento do órgão de controle, mas também do gestor das instituições”.
Conflitos pessoais e conflitos de interesse foram temas abordados pelo consultor jurídico do MCTI, Leopoldo Gomes Muraro. O procurador ressaltou ainda a relação entre ICTs e agências de fomento, os cuidados na transferências de recursos e apresentou os dados resultantes da pesquisa com reitores e procuradores-chefes de institutos federais.
A mesa foi transmitida ao vivo e pode ser vista na íntegra no canal do Ibict no YouTube.