Notícias
Mesa Temática promove palestra sobre A Escola Nacional de Informação
O coordenador da COEPI-Ibict e professor permanente do PPGCI-Ibict/UFRJ, Ricardo Medeiros Pimenta, mediou a Mesa Temática “A Escola Nacional de Informação”, durante as comemorações em homenagem aos 70 anos do instituto, em Brasília (DF).
O coordenador da Coordenação de Ensino e Pesquisa em Informação para a Ciência e Tecnologia (COEPI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI-
Ibict/UFRJ, Ricardo Medeiros Pimenta, mediou a Mesa Temática “A Escola Nacional de Informação”, durante as comemorações em homenagem aos 70 anos do instituto, em Brasília (DF).
Segundo Ricardo Pimenta, o propósito da mesa foi discutir o ensino na área de informação em ciência e tecnologia, incluindo o projeto sobre a Escola Nacional de Informação (ENACIN) como um programa do Ibict voltado para o cenário do ensino e informação.
O pesquisador reafirmou que o projeto da escola tem como objetivo principal a elaboração de um modelo e a formalização de uma Escola Nacional de Informação, atendendo às demandas por inovação em face dos novos desafios informacionais presentes na sociedade contemporânea.
A mesa contou com a participação do professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ANCIB), Dr. Henry Poncio Cruz de Oliveira, da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dra. Luciane de Fátima Beckman Cavalcante e da professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Dra. Zaira Regina Zafalon.
Durante a apresentação, os preletores fizeram um diagnóstico da questão do ensino e informação. A professora Luciane de Fátima Beckman Cavalcante falou sobre o Projeto Político Pedagógico que incluiu uma identidade, para refletir à missão e os objetivos do instituto e a COEPI; uma concepção histórica, conceitual, política, metodológica, pragmática e técnica, alinhada com o escopo do cenário formativo da ciência da informação: pesquisa, ensino e extensão.
A professora Zaira Regina Zafalon fez um diagnóstico da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN). Segundo Zaira Zafalon a ABECIN é um espaço político para debate sobre a formação no campo da ciência da informação e está pautado em saberes dos conteúdos, de transposição didática, derivados da transposição didática na consolidação dos saberes profissionais e sobre os melhores métodos e técnicas de ensino.
Já o professor Henry Poncio Cruz de Oliveira falou sobre como funciona a Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação e a pós-graduação em um cenário multifacetado. Segundo o professor, a ANCIB é uma associação sem fins lucrativos e que tem como finalidade acompanhar e estimular às atividades de ensino de pós-graduação e de pesquisa em ciência da informação no Brasil.
Saiba mais sobre o que foi discutido durante a mesa temática, no link: https://www.youtube.com/watch?v=bPscfNXmK6c