Notícias
Pesquisadores do Ibict apresentaram trabalhos na XII Conferencia Internacional BIREDIAL-ISTEC
Entre os dias 18 e 20 de outubro foi realizada a XII Conferencia Internacional BIREDIAL-ISTEC, em Montevidéu (Uruguai), um evento com o objetivo de promover a iniciativa de Acesso Aberto e a visibilidade institucional latino-americana.
Na ocasião, pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) apresentaram o pôster “Proposta de metodologia de avaliação da qualidade de serviços de informação digital no contexto educacional baseada na literatura”, com autoria de Ingrid Torres Schiessl, Maria Aniolly Queiroz Maia, Milton Shintaku e Diego José Macêdo. Segundo Milton Shintaku, coordenador de Tecnologias para Informação do Ibict, a conferência “é muito importante para o cenário latino-americano da Ciência Aberta, pois reúne pesquisas importantes sobre a temática”.
O estudo apresentado visa propor uma metodologia para avaliar a qualidade dos serviços de informação na educação, com o objetivo de melhorar os serviços educacionais em resposta à demanda atual e futura. Esta pesquisa foi realizada no âmbito do projeto de pesquisa Estudos dos Serviços de Governo no Âmbito da Ciência de Serviços e Gestão da Informação, cujo objetivo é identificar oportunidades para inovações e tecnologias dos sistemas provedores de serviço de governo com base na ciência de serviços e gestão da informação.
O Ibict ainda esteve representado pelos seguintes trabalhos:
Criptografia de arquivo em Biblioteca Digital com o software Dspace, com autoria de Lucas A. da Silveira, Mirele C. S. F Costa, Milton Shintaku, Ingrid Torres Schiessl, Raíssa V. de Meneses e Rafael. C. Schramm.
Geração de Valor a partir da Oferta de Repositórios Institucionais de Dados de Pesquisa, com autoria de Sonia Elisa Caregnato, Carolina Felicissimo, Leandro Ciuffo, Rafael Port da Rocha, Rene Faustino Gabriel Junior, Samile Vanz, Maria Luiza Campos e Washington Segundo.
Avaliação de acessibilidade digital: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com autoria de Cássio Teixeira de Morais, Denise Aparecida Freitas de Andrade e Priscila Machado Borges Sena.
Práticas de compartilhamento de dados pelos pesquisadores PQ da área de Física e Astronomia do CNPq, com autoria de Rene Faustino Gabriel Junior.
Interface do gestor: uma dashboard para gestores de repositórios digitais, com autoria de Juliana Sousa, Lautaro Matas, Vivian S. Silva, Washington Segundo e Juan Manitta.
De acordo com Washington Segundo, coordenador-geral de Informação Científica e Técnica (CGIC) do Ibict, "os trabalhos apresentados refletem as parcerias estabelecidas nos projetos relacionados à Ciência Aberta, e seus desdobramentos em produtos e serviços para as comunidades brasileira e internacional. Como resultado, o trabalho efetuado pelo Ibict nesta temática (de Ciência Aberta) tem alcançado excelência e servido de base para a construção de uma rede sustentável e inclusiva, principalmente no cenário latino-americano."