Notícias
Pesquisadora do Ibict participa de Programa de Visitantes da União Europeia
Durante dez dias, a pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) Larissa de Araújo Alves participou da última edição do Programa de Visitantes da União Europeia (EUVP), cuja proposta é oferecer visitas de estudo personalizadas para jovens pesquisadores conhecerem parte do Parlamento Europeu e trocar experiências com representantes de diferentes países.
Após a aprovação no processo seletivo, a pesquisadora embarcou para Bruxelas, onde fica a sede do Parlamento Europeu e depois para Paris. “Além de visitar o Parlamento, participamos de uma série de reuniões agendadas de acordo com nossos interesses de pesquisa para que, no futuro, possamos colaborar mutuamente”.
A pesquisadora contou que visitou institutos de pesquisa, onde abordou o cenário atual da área de pesquisa e inovação no Brasil, além de participar de algumas comissões específicas sobre temas como acesso aberto e ciência aberta. “Na oportunidade, aproveitei para apresentar alguns projetos do Ibict, como o VISÃO, o Hipátia, o Oasisbr, a BDTD, entre outros. Foi uma experiência muito rica”, revela Larissa.
O EUVP é a principal ferramenta estratégica da diplomacia pública e interpessoal da União Europeia, reforçando o poder inteligente, o impacto global e o alcance da UE. Foi criado em 1974 e, desde então tem sido gerido conjuntamente pelo Parlamento Europeu e pela Comissão Europeia. Em estreita cooperação com as delegações da UE em todo o mundo, o EUVP convida jovens líderes políticos e formadores de opinião de países e organizações internacionais fora da UE. As suas visitas de estudo melhoram o conhecimento e a compreensão mútuos, promovem valores comuns e promovem os interesses e as políticas da UE.