Notícias
Já está à disposição do público a Revista Ciência da Informação, desenvolvida integralmente em três idiomas
A Revista Ciência da Informação foi desenvolvida integralmente em três idiomas (português, inglês e espanhol), apresentando o resultado do VIII Seminário Internacional A Arte da Bibliografia, realizado nos dias 09 e 10 de dezembro de 2021.
O evento foi organizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com a colaboração do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e da Università di Bologna (UNIBO).
O Setor de Editoração Científica - SEDIT - do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) publica a primeira edição trilíngue da Revista Ciência da Informação de volume 52, número 1 de 2023, tendo como tema central Bibliografia e Justiça Social, uma reflexão sobre as teorias e práticas bibliográficas capazes de maior inclusividade e epistemes não naturalizadas mas, sim, resultado de lutas e resistências que permitiram rasgar a hegemonia de uma Bibliografia e dos gestos bibliográficos oriundos do pensamento moderno Ocidental, disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/issue/view/321.
Segundo Ramón Martins Sodoma da Fonseca, Editor Executivo da revista, a publicação em três idiomas aumenta a representatividade das publicações brasileiras em Ciência da Informação para a comunidade internacional, cria a atratividade para autores internacionais, visando aumentar a qualidade dos documentos submetidos, visibilidade e consequentemente o impacto da revista. “A revista Ciência da Informação mantém a sua vanguarda ao ser a primeira revista integralmente trilíngue da ciência da informação brasileira”, ressaltou Polyana Penna, Editora Executiva Assistente da revista.
A editora executiva assistente da revista acrescentou, que foram desenvolvidos, editados e publicados vários podcasts, baseados nos artigos da edição trilíngue da Revista Ciência da Informação, com textos de divulgação científica para que o público conheça mais sobre a edição: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/6692
“Essa revista tem outra característica, além de ser a primeira revista trilíngue em Ciência da Informação no Brasil, trata de temas que normalmente são à margem da sociedade, como por exemplo, os negros e os índios”, observou Polyana Penna, acrescentando que a publicação adota as políticas de acesso livre e gratuito e está inteiramente disponível em meio eletrônico, desde 1995.
Saiba mais sobre a Revista Ciência da Informação
A Revista Ciência da Informação - periódico científico do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) - completou 50 anos de criação em 2022. A revista integra numerosos acervos impressos e eletrônicos no mundo e o seu potencial de divulgação e universalização de acesso alcança os vários segmentos da área nas comunidades de dentro e fora do Brasil.
Ao ser lançada em 1972, primeira revista em Ciência da Informação brasileira, era editada semestralmente, período em que foram publicados 38 fascículos, passando a quadrimestral em 1992 (v.21, n.1) até 2015 (v.44, n.1), quando foram editados 67 fascículos, totalizando 105 na sua vida editorial. Nessa visão, a Ciência da Informação manteve a sua periodicidade regular por mais de 40 anos.
Para navegar no sumário da revista e para acessar os artigos e os podcasts, clique em: https://revista.ibict.br/ciinf/issue/view/321