Notícias
Colaboração entre BrCris/Ibict e o Software VIVO
No dia 3 de outubro, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participou do “VIVO Development IG”, evento online que reuniu a comunidade internacional de desenvolvedores do VIVO - software livre apoiado pela Comunidade Lyrasis para a gestão de informação acadêmica e científica.
Washington Segundo, pesquisador e coordenador da Área de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica do Ibict (Codic), realizou a palestra “The Brazilian Scientific Research Information Ecosystem and the developments over and around the VIVO Software”, na qual apresentou o Ecossistema de Informação da Pesquisa Científica Brasileira (BrCris) e seu processo de integração com o software VIVO.
O sistema BrCris organiza as informações sobre o Ecossistema da Pesquisa Brasileira em uma só plataforma de dados, que tem como metas a construção de serviços de visualização e recuperação da informação, além da construção de interfaces de interoperabilidade entre sistemas.
Utilizando a mesma infraestrutura da Plataforma LA Referencia, o projeto agregou os dados da Plataforma Lattes, o conjunto de dados de patentes, o Portal de Dados Abertos da CAPES e as bases internacionais OpenAlex, Espacenet, Wikidata e OpenAIRE Research Graph.
Sequencialmente, foi criado pela Ontologia VIVO as entidades, classes e categorias dos dados indexados na proposta. Finalmente, para a sua representação/visualização, foram construídos dashboards para apresentar as estatísticas dos conjuntos de dados já carregados, bem como os gráficos para simplificação da visualização e recuperação das informações agregadas, também por meio de extensões do software VIVO, como nuvens de palavras, redes de orientação, áreas de assunto, entre outras.
“Os novos desenvolvimentos aplicados ao software VIVO, no âmbito do Projeto BrCris/Ibict, geraram grande interesse da equipe de desenvolvimento da ferramenta. Uma colaboração entre Ibict e este time será ampliada, no sentido de transferir os desenvolvimentos efetuados ao código principal do Software”, avalia Washington Segundo.
O coordenador Washington Segundo, participa ainda do Leadership Group do software VIVO, desde dezembro de 2022.