Notícias
Enancib 2023
Oficina do Ibict no Enancib 2023 abordou a elaboração de gestão de dados científicos
No dia 11 de novembro, durante o pós-evento do 23° Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (Enancib), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), promoveu a oficina “Elaboração de Planos de Gestão de Dados Científicos”.
A oficina ministrada pelos pesquisadores Fabiano Couto Corrêa da Silva e Laura Vilela Rodrigues Rezende, abordou o processo de customização da ferramenta para atender às necessidades locais, discutindo as possibilidades de criação de adaptações para distintas áreas do conhecimento. Um aspecto central da oficina foi a ênfase na importância dos Planos de Gestão de Dados no cenário científico contemporâneo.
Os participantes foram orientados sobre as funcionalidades do PGD-BR e como este pode ser utilizado para planejar de forma eficiente a gestão de dados durante e após a realização de pesquisas científicas. Durante o evento, cada participante teve a oportunidade de elaborar um PGD próprio, identificando e planejando as ações relacionadas à gestão de dados em seus projetos de pesquisa.
Esta atividade prática visava familiarizar os pesquisadores com a ferramenta e com os conceitos de gestão de dados, seguindo os princípios de melhores práticas internacionais.
O objetivo final da oficina foi contribuir para a comunidade de pesquisa, oferecendo recursos e conhecimentos que possibilitam a gestão de dados de forma mais eficaz e alinhada com padrões internacionais, promovendo assim a integridade e a reprodutibilidade na pesquisa científica.
A oficina se insere no âmbito do projeto PGD-BR, coordenado por Alexandre Oliveira, coordenador de Governança em Tecnologias para Informação e Comunicação do Ibict, utilizando a ferramenta PGD-BR e teve como foco a apresentação de uma ferramenta adaptada a partir do software de código aberto DMPTool, especificamente desenvolvida para auxiliar pesquisadores brasileiros na elaboração de Planos de Gestão de Dados (PGD).
Para mais informações sobre o projeto, acesse: