Notícias
Confira os destaques do Ibict no XXIII Enancib 2023
Equipe do Ibict no Enancib
O Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Enancib) é atualmente o principal evento de Pesquisa e de Pós-graduação da área de Ciência da Informação do Brasil, congregando pesquisadores, docentes e discentes de Pós-graduação.
O XXIII Enancib foi realizado nos dias 6 a 10 de novembro,na Universidade Federal de Sergipe (UFS), na cidade de São Cristóvão (SE). O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) esteve presente no Enancib com uma comitiva de quase 30 colaboradores, entre pesquisadores e técnicos, que participaram de diversas atividades e troca de experiências acadêmico-científicas.
“O Enancib reúne os pesquisadores que têm feito as pesquisas mais avançadas na área. A participação do Ibict com uma grande comitiva permite que o instituto se aproprie dessas inovações, tendências e construções que estão sendo feitas nos diversos cursos do Brasil. Nossa presença celebra a importância do fazer ciência por meio do contato, intercâmbio científico e da troca de experiências”, disse Tiago Braga, diretor do Ibict.
O Ibict participou de reuniões técnicas e foi representado em diversos Grupos de Trabalho (GTs) no qual foram apresentados e debatidos trabalhos de pesquisa. Colaboradores do instituto também participaram nas atividades de Coordenação de GTs e Coordenação e Relatoria de Sessões.
O Enancib recebeu 55 trabalhos que contaram com a participação de pesquisadores do Ibict. Para Tiago Braga, o número expressivo indica o protagonismo do instituto no campo de conhecimento da Ciência da Informação.“O Ibict mostrou que é uma grande unidade de pesquisa que discute a informação em nível nacional. Assim, se apresenta para a comunidade acadêmica e se coloca como uma instituição capaz de apoiar a evolução e desenvolvimento das comunidades”, avaliou.
Os três GTs que mais apresentaram trabalhos de pesquisadores do Ibict foram o GT8 (Informação e Tecnologia), GT12 (Informação, Estudos Étnico-Raciais, Gênero e Diversidades) e GT5 (Política e Economia da Informação), que refletem linhas de atuação do Instituto e linhas de pesquisa do PPGCI/IBICT-UFRJ.
O pesquisador da Coepi-Ibict, Arthur Coelho Bezerra, é o atual coordenador do Grupo de Trabalho Política e Economia da Informação (GT5), que este ano contou com 14 trabalhos de docentes, discentes e ex-discentes do PPGCI/IBICT-UFRJ. Segundo o pesquisador, a grande quantidade de trabalhos reflete o comprometimento das pesquisas realizadas no âmbito do Programa, recentemente laureado com a nota 6 da CAPES, com as dimensões socioeconômicas e ético-políticas da informação.
“A crescente circulação de informação e também de desinformação mediada por plataformas digitais, estando o maior fluxo dessa circulação concentrado em plataformas que são propriedade de corporações multinacionais bilionárias, tem se colocado como uma questão central para os estudos da informação orientados por uma perspectiva crítica”, afirmou Bezerra.
Durante a programação, a professora Regina Maria Marteleto, do PPGCI/IBICT-UFRJ, apresentou a palestra “Mediação da Informação e Inclusão Social”. O evento contou ainda com um estande fixo da Editora Ibict e do Canal Ciência e com o lançamento de dois livros de pesquisadores do PPGCI/IBICT-UFRJ: a obra "A era da desinformação: pós-verdade, fake news e outras armadilhas", do professor Marco Schneider, e a obra "A Voz e a Vez das Mulheres: Informação, Política e Direitos”, de Carla Viola.
Ao final do evento, no dia 11 de novembro, o Ibict promoveu uma série de cinco oficinas gratuitas: Oficina de Modelagem para gestão de Grupos de Pesquisa: métodos e técnicas de organização para coletivos acadêmico-científicos; Oficina de Inclusão Social em processos seletivos de acesso a programas stricto sensu em Ciência da Informação; “Mineração de dados”: Oficina de decolonialidade anti-epistemicida em Ciência da Informação; Oficina Hipátia: modelo de preservação digital para implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis e Oficina Introdução ao PGD-BR: gestão eficiente de Dados Científicos.
Premiações
Durante o Enancib, a Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (Ancib) realizou as premiações Prêmio Ancib de Dissertações e Prêmio Melhores por GT – Edição 2023.
A pesquisadora Stella Mello e Barros foi agraciada com o prêmio de melhor dissertação de mestrado acadêmico em Ciência da Informação do Brasil no Prêmio Ancib de Dissertações, pelo trabalho “A categoria Personalidade na teoria da classificação de Ranganathan: discussões epistemológicas a partir e além de Aristóteles”. Na premiação, concorrem Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional que foram aprovadas no ano de 2022 e que tenham contribuído significativamente para o desenvolvimento da área. A mestra é egressa do PPGCI/IBICT-UFRJ e foi orientada pelo professor Gustavo Saldanha.
Já a premiação por GT tem como objetivo reconhecer a excelência e a contribuição significativa de trabalhos completos e resumos expandidos apresentados no Enancib. Nessa categoria, pesquisadores do Ibict conquistaram cinco premiações.
No GT 5, o primeiro lugar premiou o trabalho "Faces do fascismo no século xxi: diagnóstico da esquematologia sobre as engrenagens do (neo)liberalismo contemporâneo", de Gustavo Silva Saldanha.
Também no GT5, o segundo lugar foi para o trabalho “Plano estratégico de gestão da informação para sustentabilidade no Brasil”, com autorias de Wagner Fischer, Cristiana Dobre,Janinne Barcelos,Marcel Garcia de Souza e André Luiz Appel. No GT 2, o segundo lugar foi para o trabalho “Dados nulos, negativos ou inconclusivos:uma representação do conhecimento a partir de tipologias, barreiras e alternativas”, de Denise Oliveira de Araújo, Márcio Bezerra da Silva e Elmira Luzia Melo Soares Simeão.
Já no GT7, o primeiro lugar foi para o trabalho “Dados de pesquisa no figshare: uma análise bibliométrica”, de Skrol Salustiano (UFRJ/Ibict) e Fabio Castro Gouveia (Ibict/FioCruz),
E no GT8, a premiação de melhor resumo expandido foi para o trabalho "Ferramenta geolocalizada para visualização de bem imaterial registrado", de autoria de Nathaly Leite Rocha, Larissa de Araújo Alves, Milton Shintaku e Tiago Emmanuel Nunes Braga, todos pesquisadores do Ibict.
Em 2024, o Enancib será realizado na cidade de Vitória, no Espírito Santo, e deve reunir grande parte da comunidade científica da Ciência da Informação.