Notícias
Estudo de caso: Saiba mais sobre Pesquisa ECO- UFRJ/PPGCI a respeito de anúncios falsos nas redes sociais
Imagem com fundo branco e letras azuis, com o seguinte título: Estudo de caso: Saiba mais sobre Pesquisa ECO- UFRJ/PPGCI a respeito de anúncios falsos nas redes sociais.
A pesquisadora do Ibict, Luana Sales, salientou que “o trabalho realizado pela professora Marie Santini, no âmbito do PPGCI-IBICT-UFRJ, trouxe grandes benefícios para o País, por estar alcançando constantemente a sociedade, através de seus resultados e da divulgação científica que vem sendo realizada pelas mídias tradicionais”.
A pesquisa realizada por Marie Santini foi a partir de um estudo de caso que envolveu um golpe financeiro impulsionado por 88 anúncios, veiculados nas plataformas da Meta (Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network) e apresentado no programa Fantástico, da Rede Globo.
Segundo a pesquisadora, o anúncio direcionava as vítimas para oito sites, onde aconteciam os golpes envolvendo pagamentos via PIX, além do roubo de dados dos usuários.
“Mapeamos os perfis responsáveis pela campanha e o ecossistema de sites fraudulentos vinculados aos anúncios”, explicou a pesquisadora Marie Santini, do Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais da UFRJ, lembrando que, com base em dados disponibilizados pelas redes sociais, foram identificados vários perfis e que desde janeiro compraram 88 anúncios para aplicar os golpes.
“Eles disfarçaram de personagens que não existem para enganar o consumidor e levar ele ao golpe financeiro. Os anunciantes normalmente procuram perfis que são alvos, que eles escolhem para receber os anúncios que eles estão veiculando. Os fatores como idade, geolocalização, os principais interesses e os hábitos de consumo dentro da internet. Então, há uma indústria sim, muitas pessoas ganhando dinheiro com as fraudes e golpes”, ressaltou Marie Santini.
Saiba mais sobre o estudo de caso da pesquisa no endereço: file:///C:/Users/SAMSUNG/Downloads/Relat%C3%B3rio%20Ads%20-%20golpe%20financeiro.pdf