Notícias
Publicação do Ibict destaca o legado de diretores da instituição desde 1954
Já está disponível no Portal do Livro Aberto a publicação digital “Ibict 70 anos: um resgate histórico daqueles que fizeram o instituto”.
Com organização de Daniela Cunha, a publicação conta a história do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), por meio da biografia de ex-diretores e ações realizadas no período de gestão.
Para escrever sobre determinado diretor ou diretora, foram convidados pesquisadores especialistas na personalidade bibliografada. Os nomes dos escritores foram selecionados e homologados pelo conselho editorial da obra, composto pela coordenação do Instituto e sua atual diretoria.
“Estamos prestes a completar 70 anos de existência. Essa publicação é uma importante contribuição à nossa memória institucional e também para a memória da ciência da informação brasileira. É uma homenagem que prestamos aos gestores que construíram esse legado e ajudaram a construir uma instituição que se tornou referência e vanguarda em sua área de atuação”, diz Cecília Leite, diretora do Ibict.
Ao longo de quase 70 anos, o Ibict contou com a contribuição de 22 diretores que pavimentaram o caminho até o ponto atual. O Ibict foi criado no início de 1954, como Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD), tendo a bibliotecária Lydia de Queiroz Sambaquy como a primeira diretora da instituição. Desde então, passaram pelo instituto profissionais de destaque como Celia Zaher, Hagar Espanha, Yone Chastinet, Briquet de Lemos, Antonio Miranda, José Rincon Ferreira, Emir Suaiden, entre outros.
Clique aqui para ler a publicação.