O Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (Ibict) participará da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Junho
Internacionalmente, o mês de junho é reconhecido como um período de conscientização ambiental. O dia 5 deste mês foi escolhido para representar o Dia Mundial do Meio Ambiente, data recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, no encontro realizado em 1972, em Estocolmo, Suécia.
A reunião teve por objetivo alinhar ações para o próximo Seminário Latino-Americano de Políticas Públicas para Inclusão Digital e para a criação de um observatório informacional sobre desenvolvimento digital.
O seminário faz parte da celebração dos 25 Anos do Programa SciELO em 2023 e apresenta pesquisas de pesquisadores do CindaLab sobre os desafios enfrentados pela comunicação científica na era da ciência aberta.
O evento será o primeiro de um ciclo de palestras chamado Jornadas Digitais realizado pelo Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (LARHUD) e pela Coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação (COEPI).
Publicação digital “Ibict 70 anos: um resgate histórico daqueles que fizeram o instituto” traz biografia e trajetória de ex-diretores do Ibict
O texto é escrito por Arthur Bezerra, pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da informação (PPGCI).
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) passou a ser membro do International Council for Scientific and Technical Information (Conselho Internacional de Informação Científica e Técnica - ICSTI), órgão sediado em Paris, que oferece um fórum único para interação entre organizações e comunidades que criam, disseminam e usam informações científicas e técnicas no mundo todo.
A programação contará com uma série de mesas de discussão, lançamentos, reuniões e workshops que vão abordar importantes aspectos da Preservação Digital
A declaração foi firmada por pesquisadores de várias entidades, após rodadas de debates, na cidade de Pirenópolis/Goiás, em maio deste ano.
A Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD Brasil) e o International Center for Information Ethics (ICIE) promovem hoje (dia 14), às 19 h, evento online e gratuito sobre regulação das plataformas da internet.
Será lançado hoje, às 14h, a edição v. 19, n 1, 2023, o dossiê intitulado "O digital, o tradicional, o novo normal? Espaços, políticas e agentes de leitura", com transmissão pelo canal do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), do do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Realizado pelo Ibict, ABC e Instituto Lula, o seminário contou com palestras de Ana Estela Haddad (Ministério da Saúde) e David Neimar (Universidade de Virgínia), além de apresentações de representantes de onze países da América Latina. Os participantes apresentaram iniciativas locais e debateram assuntos como alfabetização e apropriações digitais, conectividade, práticas de cuidado e inclusão digital para grupos em vulnerabilidade.
O Ibict e a EEN Brasil organizam as atividades da Arena Internacional, espaço para que empresas, representações de outros países e câmaras de comércio possam trocar experiências e realizar novos negócios. Além disso, o instituto participa de palestras sobre temas da transformação digital e acesso a mercados.
Os pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Arthur Coelho Bezerra e Marco Schneider, participam hoje (21/6) e amanhã (22/6) do I Workshop da Área de Comunicação e Informação sobre Regulação de Plataformas Digitais.
Rio de Janeiro sediou o VI Seminário Internacional de Preservação Digital (SINPRED) e o VIII Encontro Nacional da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana) e da Rede de Pesquisa Dríade, promovidos pelo Ibict.
A pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Luana Sales, foi convidada pela NASA para participar de um evento promovido em conjunto com a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN), em comemoração ao Ano da Ciência Aberta.
Evento tem como objetivo discutir aspectos teóricos e tecnológicos para reflexões sobre banco de imagens
"A responsabilidade é ampliada, mas, ao mesmo tempo, as possibilidades são também gigantescas", diz o novo diretor.
Modernização do CCN (Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas) é tema de trabalho de pesquisadores da Coordenação de Serviços Bibliográficos (COBIB) e será apresentado num dos principais congressos da comunidade científica brasileira sobre Computação