Notícias
Publicado novo número da Revista do Edicic
A Revista do Edicic publicou artigo dos pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Marco Schneider, Luana Farias Sales e Carla Maria Martellote Viola.
A Revista do Edicic publicou artigo dos pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Marco Schneider, Luana Farias Sales e Carla Maria Martellote Viola. O título do artigo é “Os Indicadores da Agenda 2030, a Recuperação da Informação e a Relevância: Diagnose das Revisões Nacionais Voluntárias”. Ele está disponível em: https://ojs.edicic.org/index.php/revistaedicic/article/view/191/208.
De acordo com o resumo da Revista EDICIC, a “Agenda 2030 é um compromisso assumido por líderes de 193 Estados-nação e coordenadas pelas Nações Unidas. São ao todo 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e mais 169 objetivos com indicadores que assinalam como métricas a serem alcançadas”.
“O objetivo geral deste artigo é mapear os Estados-nação latino-americanos e caribenhos signatários da Agenda 2030 que apresentarão os relatórios voluntários para a demonstração de resultados”.
Na opinião da pesquisadora Carla Maria Martellote, o artigo – “Os Indicadores da Agenda 2030, a Recuperação da Informação e a Relevância: Diagnose das Revisões Nacionais Voluntárias” apresenta a importância do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em suas linhas de atuação.
“A pesquisa, em seu escopo, revela informações científicas que fornecem bases conceituais para futuros trabalhos a serem implementados pelo governo brasileiro para avaliação dos indicadores das metas da Agenda 2030”, frisou Carla Maria Martellote.
A pesquisadora explicou que o mapeamento dos Estados-Nação latino-americanos e caribenhos que apresentaram seus relatórios voluntários para Nações Unidas e a frequência com que esses dados foram disponibilizados, “registram Informações para o governo brasileiro de exemplos bem-sucedidos de outros Estados-nação e que estão empenhados em cumprir a promessa de não deixar ninguém para trás”.
Carla Maria Martellote acrescentou que a informação tecnológica está registrada nas parcerias necessárias entre setores públicos, privados, acadêmicos e sociedade civil e que tem no Ibict “um instituto empenhado na recuperação da informação e na consolidação de dados estatísticos relevantes e no desempenho em Ensino e Pesquisa”. Ela lembrou, no entanto, que a averiguação realizada demonstra o comprometimento do instituto com a sustentabilidade do País e com ações em prol de levantamento dos resultados brasileiros para composição quantitativa dos indicadores das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
“É importante ressaltar que a Agenda 2030 das Nações Unidas de 2015 deu prosseguimento aos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio de 2000 e que foi planejada e construída a partir da pluralidade de atores de vários Estados-nação e teve como base documentos nos quais estão registrados princípios, normas e regras provenientes de grandes conferências e cúpulas das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável”, ressaltou Carla Maria Martellote.
A pesquisadora conclui enfatizando que “a aplicação deste documento proporciona ao Estado brasileiro uma estrutura organizada e unificada para abordar questões de desenvolvimento interligadas como pobreza, desigualdade econômica, educação, crise climática, paz, justiça, consumo responsável e produção”.
Quem é Carla Maria Martellote:
Carla Maria Martellote Viola é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em cooperação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é orientada por Marco Schneider e coorientada por Luana Sales.
Saiba mais sobre a Revista EDICIC
A Revista EDICIC - ISSN 2236-5753 é uma publicação científica publicada pela Associação de Educação e Investigação em Ciência da Informação da Ibero-América e Caribe, com periodicidade trimestral.
Para obter mais informações sobre o assunto, acesse o endereço: https://ojs.edicic.org/index.php/revistaedicic/article/view/191/208