Notícias
Ibict na SBPC: confira como foi a palestra “Ciência Cidadã e a Democracia”, com Sarita Albagli
Foto de Sarita Albagli, fazendo uma apresentação em slide sobre: "A ciência construída por meio da colaboração de todes", na 75° reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
A pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/Ibict-UFRJ, Sarita Albagli, realizou, no último dia 25/07, a conferência “Ciência Cidadã e a Democracia”, dentro da programação da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O encontro foi mediado por Rodrigo Arantes Reis, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro da Comissão de Programação Científica da SBPC.
Durante a palestra, Sarita Albagli levantou questões acerca dos principais conceitos que se relacionam com a Ciência Cidadã na contemporaneidade a fim de discutir de que maneira está relacionada com a democratização do conhecimento científico e com o engajamento público da ciência. Além do próprio sentido de cidadania, a pesquisadora questionou o tipo de desenvolvimento, de ciência, de justiça e de democracia que estamos tratando quando falamos de ciência aberta e de ciência cidadã. Embora o termo ‘Ciência Cidadã’ tem, frequentemente, gerado discussões, Sarita defende seu uso. “Dentro desse escopo do movimento pela ciência aberta e pela ciência cidadã, alguns vão rejeitar a expressão e preferir ‘Ciência participativa’, mas acho um bom termo porque ele incorpora as lutas pelos direitos.
A partir da ampliação das recentes tecnologias de digitalização, em que quase tudo é passível de se transformar em dados, Sarita chamou atenção para um movimento um pouco diferente do que estávamos acostumados quando pensávamos sobre o tema. “A Ciência Cidadã vem assumindo novas agendas, como por exemplo a do ativismo de dados e informações que vão produzir dados outros quer não apenas aqueles dados oficiais que determinam a gestão dos territórios. Assim, o movimento de pessoas dispersas nos territórios é cada vez mais vista de grande valia para o crescimento do conhecimento científico”, ressaltou a professora.
Como exemplo de projetos relacionados à prática da Ciência Cidadã, Sarita destacou a Civis, uma plataforma brasileira desenvolvida pelo Ibict em código aberto a partir da eu-citizen.science, com os objetivos de oferecer infraestrutura e conteúdos que contribuam para ampliar o entendimento sobre Ciência Cidadã, disseminar seu uso e dar suporte ao desenvolvimento de iniciativas e à aplicação de metodologias nesse campo. A plataforma dirige-se a um público amplo e plural, incluindo pesquisadores, cientistas e professores interessados em desenvolver projetos e iniciativas de ciência cidadã, bem como em conhecer e utilizar metodologias e resultados de iniciativas já existentes; indivíduos, coletivos e organizações, com ou sem formação acadêmica, desejosos de participar, iniciar ou aprimorar ações com essa abordagem; e gestores públicos e privados interessados em apoiar e desenvolver projetos e iniciativas dessa natureza.
O Ibict está participando da SBPC com palestras, reuniões e com um stand que apresentará seus serviços ao público, como o Canal Ciência, por meio do projeto “Notáveis em Cordel” e seus jogos científicos. A programação segue até o dia 29/07 e as atividades estão sendo realizadas no Campus Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para mais informações, acesse o site oficial do evento.