Luciana Santos tomou posse nesta segunda-feira (2) como a nova ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo de Luís Inácio Lula da Silva. A ministra é a primeira mulher a chefiar o ministério. Cecília Oliveira, diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do MCTI, esteve presente na cerimônia e conversou com a ministra, ao lado de representantes de outras unidades de pesquisa
Janeiro
Em 2022, a Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) completou 10 anos de atuação
“Fontes demais, tempo de menos: uma breve crítica à escalada tecno-informacional para a escrita da história do tempo presente”, esse é o título do artigo de autoria do pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/Ibict/UFRJ), Ricardo Pimenta.
A publicação é de autoria dos pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Ricardo Pimenta e Tainá Regly.
A Divisão de Editoração Científica (DIECI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI) publica o periódico de volume 51 número 3, referente ao período de setembro/dezembro de 2022 da Revista Ciência da Informação.
Apoiadas pelo Ibict, as rodadas de negócios do IOT Solutions World Congress 2023 representam oportunidades únicas para que pequenas empresas, institutos de tecnologia ou startups possam apresentar suas soluções tecnológicas a potenciais parceiros internacionais da União Europeia e do mundo
As revistas Ciência da Informação e Inclusão Social, editadas pela Divisão de Editoração Científica (DIECI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI) alcançaram novos níveis nos estratos Qualis-Periódicos da Capes.
Em 2022, o Ibict desenvolveu diversas ações relacionadas ao tema de Ciência Aberta e a criação de produtos e serviços de disseminação de recursos de informação científica. Confira a retrospectiva com destaque das principais ações realizadas durante o ano.
Edição de 2023 será realizada no Brasil, em Natal (RN). O evento recebe propostas de trabalhos até 03 de abril nos temas: Acesso Aberto e Dados de Investigação Abertos, Ciência Aberta e outras expressões de conhecimento aberto e Gestão de informação de Ciência e Tecnologia.
A Revista Brasileira de Preservação Digital (RBPD), passa a ser classificada como B3 no sistema Quali Capes
Em seu último período de gestão, após dois mandatos consecutivos, Cecília Leite, diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), reflete sobre o ano de 2022 e pontua sobre o legado de sua trajetória e as expectativas sobre a atuação do instituto.
As revistas Logeion - Filosofia da Informação - e P2P&Inovação na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foram avaliadas nos estratos Qualis-Periódicos como A4.
A novidade, que foi desenvolvida em uma pesquisa conjunta entre o Ibict e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), movimentou o mundo da sustentabilidade
O principal evento B2B mundial sobre Internet das Coisas (IoT) e tecnologias disruptivas já começou. O IOT Solutions World Congress 2023 (IOTSWC) acontece em Barcelona, na Espanha, entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro. O Ibict é parceiro embaixador do evento e está presente no IOTSWC com uma delegação de especialistas em tecnologia e informação.
O evento técnico reuniu os representantes dos membros efetivos do consórcio e as instituições apoiadoras da rede no Brasil, com os objetivos de estreitar a cooperação e alinhamento entre as instituições, fortalecer a agenda de parcerias e debater as ações planejadas para os próximos meses.
Você sabia que o Ibict tem um Fórum online voltado para a comunidade de usuários de software livre? O Fórum do Ibict oferece um canal de comunicação público e estruturado para atender a dúvidas de usuários sobre soluções do Ibict e softwares livre utilizados pelo instituto
As pesquisadoras Cristiana Vieira de Souza e Silva e Larissa de Araújo Alves foram selecionadas para o Programa de Visitantes da União Europeia - European Union Visitors Programme (EUVP), gerido conjuntamente pelo Parlamento Europeu e pela Comissão Europeia.