Notícias
Washington Segundo é nomeado coordenador-geral de Informação Científica e Técnica do Ibict
Washington Segundo foi nomeado como o novo coordenador-geral de Informação Científica e Técnica (CGIC) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). A área tem como atribuições a pesquisa e manutenção de serviços bibliográficos, como o Pinakes, o CCN, o Comut e o Bibliodata, além da Biblioteca do Ibict e do Centro Brasileiro do ISSN. A coordenação-geral é também responsável por pesquisar e manter serviços de informação na área de Ciência Aberta e do Ecossistema da Pesquisa Científica Brasileira, como: a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); o Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (Oasisbr); e o Ecossistema de Informação da Pesquisa Científica Brasileira (BrCris).
“2023 foi um ano repleto de transformações e de realizações também. No entanto, temos grandes expectativas com os desenvolvimentos futuros relacionados ao Pinakes, à Biblioteca do Ibict, ao BrCris, às Revistas Científicas e aos Repositórios de Dados de Pesquisa e de Publicações Científicas, neste ano de 2024”, avalia o novo coordenador da CGIC.
Washington Segundo é Doutor e Mestre em Informática pela Universidade de Brasília (UnB), com Estágio de Doutorado Sanduíche no King's College London. Possui graduação em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) também pela UnB.
Sua carreira no Ibict foi iniciada em 2013, mediante aprovação no último concurso público realizado pelo MCTI, no final do ano de 2012. A partir desse ano, seu foco profissional passou a ser o desenvolvimento da infraestrutura tecnológica e de informação para a pesquisa científica brasileira. “Me recordo deste dia como um ponto de inflexão, um instante em que percebi que ignorava muitas coisas, apesar de já ter um mestrado na área de computação, naquela época. Iniciei trabalhando com a parte tecnológica de repositórios de publicações, depois migrei para sistemas agregadores de informação científica e atualmente estive muito envolvido com o Projeto para construção do BrCris, além de outros projetos na área de Ciência Aberta e de Ciência de Dados”.
Para o coordenador, os grandes marcos de sua carreira no Ibict foram a participação ativa da reformulação da BDTD e do Oasisbr. Em 2018, ele assumiu a Coordenação Técnica de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica (CODIC), onde estes produtos são trabalhados e aperfeiçoados, e que está subordinada à CGIC.
Outro ponto destacado pelo coordenador é o ambiente de pesquisa proporcionado pelo Ibict. “Em 2019, finalizei um doutorado também na área de computação. Isso só foi possível porque trabalhava em um ambiente que valorizava o estudo acadêmico e me forneceu todo o apoio necessário para que alcançasse essa realização”. Com diversos artigos publicados e participação ativa na comunidade científica, suas áreas de interesse em pesquisa são Métodos Formais, Repositórios Digitais Abertos, Repositórios de Dados Científicos, Interoperabilidade entre Sistemas de Informação Abertos, Ciência Aberta e Ciência de Dados.
Sobre o futuro, Washington Segundo acredita que a informação tem um papel fundamental para o desenvolvimento do ecossistema de C&T. “Vejo a CGIC como um motor para organização da Informação, Científica e Técnica no cenário nacional, em uma perspectiva de forte colaboração com as demais áreas do Ibict, trabalhando em unidade para o alcance da missão do Instituto. Temos muito a caminhar, mas há muito orgulho dos resultados já alcançados pela coordenação-geral e as coordenações técnicas a ela subordinadas. Resultados estes que foram fruto de muito trabalho e paixão pelo ofício de toda a equipe envolvida. Isso é um legado e uma responsabilidade imensa para a condução dos caminhos que ainda devemos percorrer”.