Notícias
Anais do SNBU estão disponíveis para leitura
Os anais do 22º Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU 2023), realizado entre os dias 27 de novembro e 01 de dezembro de 2023, em Florianópolis - SC, já estão disponíveis para leitura.
Os trabalhos pertencem a cinco eixos temáticos: Gestão de Bibliotecas, Produtos e Serviços, Bibliotecas e Sociedade, Inovação e Tecnologias e Ciência Aberta.
Todos os anais de todas as edições do evento estão disponíveis no Repositório da FEBAB, com o intuito de preservar a memória tanto do Seminário como do avanço dos trabalhos nas bibliotecas universitárias brasileiras.
Ibict no SNBU 2023
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) foi um dos patrocinadores ouro do SNBU 2023 e esteve presente com um estande na feira de exposições, além de promover uma série de eventos que fizeram parte da programação complementar.
Na mesa de abertura do evento, o Ibict foi representado por Washington Segundo, coordenador-geral de Informação Científica e Técnica do Ibict. Em sua fala, o coordenador relembrou a histórica participação do Ibict nas edições do SNBU, além de ressaltar a importância do Instituto estar presente em um evento desse porte, que reúne a comunidade bibliotecária de todo o país.
No estande, colaboradores do Ibict promoveram atividades e dinâmicas durante toda a feira de exposição, visando chamar atenção dos participantes do evento para os mais diversos produtos e serviços criados e coordenados pelo Instituto. Além dessa atividade principal, ocorreu também o lançamento da nova versão da Classificação Decimal Universal (CDU), que conta com a implementação de inovações. Ramón Fonseca e Polyana Penna, editores do Setor de Editoração Científica (SEDIT), apresentaram um sistema com interface visual semelhante ao original do consórcio UDCC para navegação e com recursos de busca textual nas notações, legendas e notas disponíveis na base.
Bianca Amaro, tecnologista do Ibict, participou da mesa-redonda "Ciência aberta: panorama brasileiro frente ao cenário internacional", que trouxe o panorama das revistas científicas brasileiras frente ao cenário internacional no que diz respeito às práticas de Ciência Aberta. A tecnologista também participou da IX Reunião da Rede Norte de Repositórios Digitais, que contou com a presença de representantes de repositórios institucionais e de dados de pesquisa localizados na Região Norte do Brasil.
Tendo como público-alvo profissionais bibliotecários, o Ibict realizou os workshops "Open Journal Systems: sistema de criação de portal de revistas", que apresentou o fluxo editorial do OJS para a publicação dos artigos em uma revista; e "PGD-BR: como elaborar um plano de gestão de dados orientado pelos Princípios FAIR", que apresentou os caminhos para elaborar um Plano de Gestão de Dados orientado para atender os princípios FAIR.
O Ibict realizou ainda a palestra “Projeto Pinakes: modernização dos serviços bibliográficos tradicionais do Ibict e a construção de suas infraestruturas informacionais e tecnológicas”, que apresentou o Projeto Pinakes e seus avanços no processo de modernização dos serviços bibliográficos tradicionais do Ibict. A palestra foi um importante espaço para apresentar as atualizações que estão sendo feitas no CCN, Comut e Bibliodata, que muito em breve estarão disponíveis à comunidade bibliotecária.
A palestra “Ciência Aberta Brasil: ações, produtos e serviços do Ibict para o desenvolvimento da ciência nacional” apresentou ações, produtos e serviços do Instituto para o desenvolvimento da ciência nacional, como o Portal Oasisbr, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Repositório Comum do Brasil (Deposita) Na ocasião, foram lançados novos serviços voltados para revistas científicas: o Portal brasileiro para as revistas científicas (Manuelzão) e o Diretório das revistas científicas brasileiras (Miguilim). O Manuelzão tem por objetivo agregar conteúdos e informações relativas à criação, gerenciamento, disseminação e melhoria da qualidade das revistas científicas brasileiras, que podem ser aplicadas em diferentes fases e etapas do processo de gestão editorial. Já o Miguilim agrega informações sobre as revistas científicas editadas e publicadas no Brasil que se encontram dispersas em diferentes plataformas, buscando favorecer as ações relacionadas com o aumento da qualidade editorial das revistas científicas nacionais, a internacionalização da Ciência brasileira e a democratização do acesso ao conhecimento científico.
Já no penúltimo dia do evento, Washington Segundo, Bianca Amaro e Priscila Sena realizaram uma palestra para divulgar o Ecossistema de Informação da Pesquisa Científica Brasileira (BrCris), sistema resultante de um projeto de pesquisa coordenado pelo Ibict que reúne dados e informações dos diferentes atores que compõem a pesquisa científica brasileira.