Notícias
Saiba como foi a participação do Ibict na 75ª SBPC
Entre os dias 23 e 29 de julho, a cidade de Curitiba (PR) sediou o maior encontro de Divulgação Científica da América Latina, a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com o tema ‘Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido’. O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) esteve presente no evento com um estande a fim de apresentar seus serviços, com destaque para as atividades desenvolvidas pelo Canal Ciência. As atividades foram realizadas no campus Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Por meio de ações educativas, a equipe do Canal Ciência, composta por professores e pesquisadores do Ibict, promoveu jogos interativos, explicou ao público as melhores práticas de pesquisa na internet e como desenvolver habilidades para escolher fontes confiáveis, além de apresentar o projeto “Notáveis em Cordel”, uma iniciativa que apresenta o conhecimento científico como forma de entretenimento, integrando ciência, arte e cultura. Durante a gravação do videocast “Que Ciência é Essa?”, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o diretor do Ibict, Tiago Braga, apresentou mais um serviço que está em experimentação, a Nice, uma inteligência artificial generativa que usa grandes modelos de linguagem para gerar respostas sobre determinados temas.
Além do grande público formado sobretudo por estudantes e amantes da ciência, o estande recebeu a visita da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do presidente da SBPC, Renato Janine e do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda, além de diversas referências na área como a pesquisadora e coordenadora da Agência Bori, Sabine Righetti, do professor do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo e do professor da UFPR e membro da Comissão de Programação Científica da SBPC, Rodrigo Arantes Reis.
O Ibict promoveu ainda três palestras: a conferência Ciência Cidadã e a Democracia, proferida pela professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/Ibict-UFRJ, Sarita Albagli; e as palestras “BrCris - Ecossistema de Informação sobre da Pesquisa Científica Brasileira aos pesquisadores”, com a coordenadora-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Ibict, Bianca Amaro e “GO FAIR Brasil - um convite à aceleração das pesquisas através da gestão e curadoria de dados”, com a pesquisadora do Ibict Luana Sales.
De acordo com Leda Sampson, coordenadora do Canal Ciência, a participação do Ibict na SBPC foi um grande sucesso. “Recebemos mais de 2 mil pessoas no nosso estande, públicos de todas as idades e escolaridades. Foi perceptível que o público estava com sede de ciência, sede de conhecimento, e as interações foram tão positivas que muitas pessoas voltavam diversas vezes, trazendo amigos, colegas, família. Foram dias de muito trabalho e dedicação, voltamos cansados, mas realizados. Creio que conseguimos cumprir nossa missão de levar a ciência brasileira para as cabeças e corações dos visitantes e torcemos para que essas sementinhas que plantamos contribuam para construir uma sociedade que conheça melhor e valorize mais a ciência brasileira”, finalizou a coordenadora.