Notícias
Veja como foi a live ‘O papel do bibliotecário na estruturação e desenvolvimento de sistemas de informação’
Veja como foi a live ‘O papel do bibliotecário na estruturação e desenvolvimento de sistemas de informação’
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promoveu, no último dia 30 de março, a live “O papel do bibliotecário na estruturação e desenvolvimento de sistemas de informação”. O objetivo foi abordar o papel e a importância da atuação do bibliotecário nos processos e etapas de proposição e desenvolvimento de sistemas de informação.
Tiago Braga, coordenador-geral de Tecnologias de Informação e Informática (CGTI) ressaltou a importância da integração do bibliotecário com diversas outras áreas, como a própria TI. “Um dos principais assuntos que queremos destacar nessa live é de que forma a integração do bibliotecário e da bibliotecária pode qualificar os sistemas de informação que serão desenvolvidos e disponibilizados para a sociedade”.
A pesquisadora do Ibict Larissa Alves falou sobre a atuação do bibliotecário e destacou aspectos como dados, metadados, documentação, arquitetura da informação e definição de padrões, preservação digital, gestão do processo informacional, levantamento e identificação de necessidades informacionais.
Marcos Sigismundo, também pesquisador do Ibict, abordou questões referentes a observatórios informacionais e preservação digital, destacando a pesquisa do tema iniciada por Miguel Arellano por meio da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana).
Os pesquisadores trouxeram exemplos práticos desenvolvidos no Ibict, como os premiados Sistema Aberto de Observatórios para Visualização de Informações (VISÃO) e o Hipátia, desenvolvido como parte do projeto de integração do Diário de Justiça Eletrônico – DJe com o RDC-Arq, uma parceria do TJDFT com o Ibict que previa o repasse de conhecimento e tecnologia para viabilizar a implantação de um Repositório Arquivístico Digital Confiável – RDC-Arq no Judiciário local.
A live completa com o debate pode ser acessado no canal do Ibict no YouTube, disponível neste link.