Notícias
Ibict apresenta resultados do Workshop de Assistência Técnica Rural
Em evento realizado no Ministério da Cidadania (MC), no último dia 19/09, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) apresentou os resultados do Workshop de Assistência Técnica Rural que aconteceu em 02/09 (foto), com o objetivo principal de identificar funcionalidades esperadas para uma possível plataforma de apoio e integração sobre aspectos correlatos à Assistência Técnica Rural. A proposta de estrutura de plataforma foi apresentada a partir das atividades de 5 tipos de usuários potenciais e as instituições participantes deixaram suas opiniões e sugestões sobre o que foi proposto a fim de aprimorar a ideia inicial expressa.
Após o workshop do dia 02/09, que contou com a participação da diretora do Ibict Cecilia Leite e de representantes do Ministério da Cidadania; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA-DF); Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA); Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER); e da Confederação Nacional da Agricultura Familiar do Brasil (CONAF), a Coordenação-geral de Tecnologias da Informação e Informática do Ibict (CGTI) e a Coordenação de Tecnologias para Informação (COTEC) fizeram um esforço de analisar os pontos identificados a fim de propor uma sugestão inicial de estrutura para uma plataforma informacional que atendesse as demandas levantadas no evento.
De acordo com Tiago Braga, coordenador–geral de Tecnologias da Informação e Informática, trata-se da proposta de uma plataforma aberta com capacidade de atender a demanda do projeto, ao mesmo tempo que contribui para abertura de dados governamentais e ampliação do conhecimento que se tem sobre a gestão da informação. “Há ainda um impacto direto na sociedade, permitindo que a agricultura familiar seja disseminada e valorizada”. Para Milton Shintaku, responsável pela Coordenação de Tecnologias para Informação, a plataforma apoia a iniciativa governamental em atender a necessidade de dar apoio técnico principalmente a agricultores familiares, em questões agronômicas alinhados à Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais.
A pesquisadora do Ibict Larissa Alves explica que a apresentação dos resultados, cuja abertura da reunião ficou a cargo da secretária da Secretaria de Articulação e Parcerias do Ministério da Cidadania Ivonice Aires Campos Dias, ocorreu como uma forma de feedback para mostrar o que foi obtido a partir da colaboração dos participantes e para discutir a proposta inicial de estrutura da plataforma informacional. Nathaly Leite, também pesquisadora do Ibict, conta que o workshop tinha o objetivo de coletar requisitos para a construção de uma plataforma informacional para atender pessoas em vulnerabilidade social com demandas sobre construção civil e/ou agricultura familiar. “Durante a dinâmica realizada, coletamos ideias de pessoas que trabalham com as temáticas que serão abordadas na plataforma e pudemos ter um momento de discussão e aprofundamento das ideias. Os resultados da dinâmica servirão de insumo para as próximas etapas de trabalho do desenvolvimento da plataforma, como a estruturação da arquitetura informacional e a seleção das ferramentas que farão parte da plataforma”.