Notícias
Confira os novos livros publicados pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Ibict
Em comemoração aos seus 50 anos, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em convênio com a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), lançou, recentemente, dois livros com as temáticas de Dados de Pesquisa e Ciência da Informação.
“Informação digital e suas diversas abordagens pela ótica de um cientista da informação”, organizado por Luana Farias Sales e Carla Maria Martellote Viola, apresenta uma coletânea dos artigos mais citados do professor doutor Luís Fernando Sayão, de acordo com om Google Acadêmico, escritos durante sua trajetória pela Ciência da Informação e por suas diversas passagens pelo PPGCI-Ibict/UFRJ, como aluno, consultor, pesquisador e professor.
Seguindo o método de classificação por categorias, a obra está organizada em quatro blocos: Método de Pesquisa (Capítulo 1); Sistemas; Bibliotecas Digitais e Interoperabilidade (Capítulos 2–6); Preservação de Objetos Digitais (Capítulos 7-9) e Dados na Pesquisa Científica (Capítulos 10-13).
Carla Maria Martellotte Viola é doutoranda e mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do Ibict/UFRJ, graduada em Comunicação Social/Propaganda e Publicidade (FACHA) e em Direito (Universidade Santa Úrsula). Pós-graduada em Gênero e Direito (EMERJ), em Gestão Estratégica da Comunicação (IGEC/FACHA) e Direito do Consumidor Responsabilidade Civil (AVM/Candido Mendes) com complementação em Didática do Ensino Superior.
Luana Farias Sales é doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do Ibict/UFRJ, mestre em Ciência da Informação pelo convênio Universidade Federal Fluminense/Ibict, com graduação em Biblioteconomia e Documentação pela UFF.
Já o livro “Princípios FAIR aplicados à gestão de dados de pesquisa”, organizado por Luana Farias Sales, Viviane Santos de Oliveira Veiga, Patrícia Henning e Luís Fernando Sayão traz uma coleção de artigos que reportam trabalhos feitos no Brasil e apoiados pelo escritório GO FAIR Brasil.
A iniciativa GO FAIR tem o intuito de garantir a devida reutilização dos dados em diferentes contextos, países e disciplinas, contribuindo para o compartilhamento e reuso de dados na geração de novos conhecimentos e para a reprodutibilidade da pesquisa.
De acordo com os organizadores, o livro é uma tentativa de reunir iniciativas brasileiras teóricas e empíricas em torno da aplicação dos princípios FAIR e ser mais um instrumento de disseminação desses princípios no Brasil, especialmente no âmbito da pesquisa em Ciência da Informação e da Computação.
Viviane Santos de Oliveira Veiga é doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde PPGICS/Fiocruz. Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde pública Sérgio Arouca. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.
Patricia Corrêa Henning é doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde PPGICS/Fiocruz. Mestre em Ciência da Informação pelo convênio UFRJ/Ibict. Graduada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília – UnB.
Luís Fernando Sayão é doutor em Ciência da Informação pela UFRJ/Ibict. Mestre em Ciência da Informação pela (UFRJ/Ibict). Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Clique nos links abaixo para ter acesso às publicações:
“Informação digital e suas diversas abordagens pela ótica de um cientista da informação”