Notícias
Projetos da CGTI do Ibict são apresentados em eventos de destaque no Brasil
Nos últimos dias, a Coordenação-Geral de Tecnologias de Informação e Informática (CGTI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), esteve presente em diversos eventos, apresentando o desenvolvimento de alguns de seus projetos.
Em 29 de abril, o coordenador da área, Tiago Braga, palestrou na Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), em Belo Horizonte, onde apresentou o Hipátia, o modelo de preservação digital desenvolvido pelo Ibict, que visa implantar os Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis, garantindo toda a cadeia de custódia dos objetos digitais arquivísticos.
Já no dia 4 de maio, o Hipátia foi destaque no IX Congresso Nacional de Arquivologia, o maior evento da área no Brasil, que aconteceu em Florianópolis (SC), onde Tiago Braga e a pesquisadora Tatiana Canelhas Pignataro apresentaram o trabalho “Modelo Hipátia: análise dos requisitos arquivísticos e computacionais”. Para o coordenador, o evento foi uma ótima oportunidade de discutir e apresentar este modelo produzido pelo Ibict a toda a comunidade arquivística do Brasil.
No mesmo dia, o Ibict foi convidado a realizar a plenária “Gestão e preservação digital: Interoperabilidade de ambientes de gestão e preservação de documentos arquivísticos digitais” que, além de Tatiana e Tiago, contou com a participação de Alex Holanda, pesquisador do Ibict e do Arquivo Nacional (AN), com mediação de Humberto Innarelli, um dos responsáveis pela criação da Portaria 433 do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), que estabelece diretrizes para a implementação de repositórios digitais confiáveis.
Já em 11 de maio, Tiago também apresentou o processo de desenvolvimento do Hipátia em uma das principais palestras do II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, promovido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, em Recife. O encontro reuniu juízes, desembargadores e importantes representantes da área da Justiça no Brasil interessados na discussão da preservação da memória.
Na manhã do dia 12 de maio, o coordenador, acompanhado da diretora do Ibict, Cecília Leite, participou de uma palestra na XV Capacitação do Programa de Escolas Cívico-Militares, promovida pelo Ministério da Educação (MEC). Na ocasião, eles apresentaram o Observatório Social Pecim, criado com o objetivo de monitorar a certificação das escolas que aderiram ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.
Ainda no dia 12, aconteceu a roda de conversa Visualização de Dados Públicos: Aplicações no Judiciário, realizada pelo Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, Toada Lab. Além de Tiago, participaram do evento as mestrandas em Ciência da Informação (UnB) Nathaly Leite e Larissa Araújo, a mestre em Ciência da Informação, Joyce Viana, a doutoranda em Ciência da Informação, Tainá Regly e o cientista da Computação, João Aguiar.
Na ocasião, foram demonstradas a principais funcionalidades do Visão, a solução proposta pelo Ibict para permitir a disponibilização e uso de dados abertos de forma interativa que trata a visualização de dados como uma forma de apoio à tomada de decisão e à elaboração de políticas públicas.