Notícias
Manual de redação para web do Ibict ensina boas práticas de jornalismo
O que garante a qualidade da informação? Por que algumas notícias nos prendem e outras não? Para responder a essas perguntas, pesquisadores do Ibict elaboraram o Guia de Boas Práticas na Produção de Conteúdos para o Portal de Notícias do Sistema Nacional de Juventude. Fruto de um projeto com a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), a publicação ensina os usuários a navegar por portais de notícia e produzir conteúdo confiável, com informações de interesse público, e acessível a um público diverso.
O livro está disponível gratuitamente aqui.
O trabalho tem autoria de Maria Aniolly Queiroz Maia, Caio Saraiva Coneglian, Mariana Lozzi Teixeira, Frederico Oliveira, Milton Shintaku, bolsistas e coordenador da Coordenação de Tecnologias para Informação (CoTec), respectivamente. Ele responde à demanda por um manual de redação voltado à web no contexto do Sistema Nacional de Juventude, projeto implementado pelo Ibict. O livro dialoga, portanto, com as áreas de comunicação e ciência da informação, e abre um leque de oportunidades para pensar o acesso à informação como direito.
Informação interativa e atrativa - Publicado em agosto de 2021, o Guia foi desenvolvido a partir da premissa que, além do desenvolvimento de habilidades específicas para atuar no meio digital, é necessário pensar na produção de conteúdo com base nos recursos multimídia disponíveis para que a informação seja cada dia mais interativa e atrativa para os leitores. Assim, ele apresenta um conjunto de boas práticas que derivam dos estudos realizados no processo de avaliação do Sinajuve. Apresenta, também, orientações que impactam na qualidade da informação, visando melhorar a construção de postagens. Tudo isso com esquemas visuais que ilustram e exemplificam cada prática.
O Guia foca no domínio de sistemas do tipo Content Management System (CMS), e elege o software WordPress como ferramenta para produzir e gerenciar conteúdo multimídia. Por ser de código aberto, o software ainda possibilita o desenvolvimento de funcionalidades e ajustes mais pontuais.
Conheça os autores:
Milton Shintaku é mestre e doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) e coordenador de Tecnologia para informação (CoTec) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict);
Maria Aniolly Maia é mestra em Design pela UFRN e Doutora em Gestão & Organização do Conhecimento pela UFMG. É bibliotecária da Biblioteca Central Zila Mamede e bolsista do Ibict.
Caio Saraiva Coneglian é mestre e doutor em Ciência da Informação pela UNESP. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Direito do UNIVEM e da graduação em Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Bolsista do IBICT.
Mariana Lozzi Teixeira é jornalista com mestrado em Literatura, ambos pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalha como assistente de pesquisa no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e contribui para a implementação do Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve).
Frederico Oliveira é assistente de pesquisa do projeto SNJ-Ibict. Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Bacharel em Comunicação Social, Jornalismo, pela UFG.