Notícias
Tainá Batista é uma das vencedoras do 'Prêmio Bibliotecário Revelação de 2021'
A Associação dos Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação do DF (ABDF) divulgou o resultado do Prêmio Bibliotecário Revelação de 2021. Entre os vencedores está Tainá Batista, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), que ficou com o segundo lugar na premiação.
Tainá é doutoranda em Ciência da Informação e da Comunicação pela Universidade de Toulon, na França, possui mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) e graduação em Biblioteconomia pela mesma instituição. É também tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário IESB.
Participa ainda do Document Delivery and Resource Sharing Section da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA), como membro eleita, do Governing Board do International Standard Serial Number (ISSN) Centre's e é representante técnica do Centro Brasileiro do ISSN (CBISSN). Além disso, é membro da Comissão Organizadora da Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (ConfOA) e coordena o Projeto Pinakes, que visa a reestruturação dos serviços bibliográficos tradicionais do Ibict, dentro da Coordenação-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados – CGPC.
“Ter sido indicada ao Prêmio Bibliotecário Revelação de 2021 já é um motivo de muita alegria e celebração! Ter ficado ainda entre os três primeiros colocados é mais empolgante! Eu agradeço imensamente a todos pelos votos, a todos os meus familiares, amigos, os colegas de profissão por este momento e ao Ibict por todas as oportunidades dadas”, comemora a pesquisadora.
Para ela, ganhar o prêmio é sem dúvidas um reconhecimento muito importante de seus esforços, além de ser uma forma de incentivo e de renovação da vontade de continuar estudando e se dedicando para contribuir ainda mais para a profissão. “Gostaria também de parabenizar a todos os indicados e também as vencedoras Gabriella Santiago e Andrielle Gomes”.
Bianca Amaro, coordenadora da CGPC, relata que ficou extremamente contente com a premiação porque representa o reconhecimento do trabalho de uma bibliotecária exemplar. “Sua atuação no Ibict, mais, especificamente, na Coordenação-Geral de Pesquisa e manutenção de Produtos Consolidados - CGPC, tem sido fundamental para o desenvolvimento de ações, projetos e também na área de gestão, assuntos relacionados com a coordenação-geral”.
De acordo com Bianca, “seriedade e compromisso institucional são características da Tainá. Em termos institucionais esse reconhecimento pela comunidade bibliotecária é muito importante para reafirmar a qualidade dos profissionais que fazem o Ibict ser uma instituição importante na área da Ciência da Informação. É um privilégio contar com ela há mais de 10 anos. Viva a Tainá!”.