Notícias
Revista Inclusão Social será normatizada em breve
A assinatura da revista Inclusão Social do Ibict deve ser normalizada em breve. A afirmação foi feita pelo coordenador de Editoração Científica do Instituto, Ramón Martins Sodoma da Fonseca, que garantiu estar trabalhando com o objetivo de encontrar soluções permanentes e que possibilitem a reabertura de novas submissões.
A revista Inclusão Social é um periódico eletrônico semestral que publica trabalhos no âmbito da inclusão social, incluindo temas ligados a ações, programas, projetos, estudos e pesquisas voltados à problemática da inclusão dos cidadãos na sociedade da informação. A assinatura da revista está suspensa, em razão de problemas técnicos no ambiente tecnológico.
O coordenador da área reconhece que, atualmente, a revista Inclusão Social tem um foco e um escopo muito específicos e que se ¨observa a necessidade de uma análise mais minuciosa do periódico e o seu impacto¨. Ramón Martins acrescentou que a área está trabalhando em conjunto com a Diretoria, a fim de rever a política editorial, o foco, o escopo, o conselho editorial e outros itens importantes. Segundo ele, todo o esforço, tem como objetivo, encontrar soluções permanentes, que possibilitarão a adequada reabertura da revista para novas submissões.
MUDANÇAS NA REVISTA
Ramón Martins considera ainda a possibilidade de mudanças no layout do periódico, mas reconhece, no entanto, que o foco do trabalho editorial, no momento, está direcionado aos itens que impactam diretamente o processo de publicação de números temáticos. ¨Essa é a única forma de garantir edições para a Inclusão Social no momento, e ainda assim, temos dificuldade em garantir essas edições, especialmente, por conta dos problemas causados pela pandemia. Acreditamos que as ideias de melhoria da revista, que estão sendo elaboradas, poderão considerar isso¨¨, disse Ramón.
O coordenador da área explicou que ¨Infelizmente, a nova versão do sistema trouxe algumas dificuldades, lembrando que ainda faltam diversas funcionalidades da versão anterior¨. Ele disse, no entanto, que o sistema, com dez anos de existência, foi reescrito, em razão das mudanças na tecnologia de base. Segundo ele, é necessário esperar a versão 3, ou seja, ganhar maturidade suficiente para começar a implementar outras novidades. ¨No presente momento, a nossa maior preocupação é de garantir a periodicidade da revista¨, frisou.
Ramón Martins ressaltou que, no momento, não existe previsão de confeccionar a revista de forma impressa. Segundo ele, para que isso aconteça, é necessário, em primeiro lugar, fazer um levantamento da demanda de edições impressas, junto ao público da revista. Além disso, o custo de impressão não se paga com a venda da publicação.
Para Ramón, o valor da produção da revista impressa seria alto demais para o público, ainda mais quando se trata de uma publicação eletrônica, cujo conteúdo está disponível gratuitamente na Internet. ¨Como toda a informação é de acesso aberto e livre, não se justifica cobrar pela aquisição de item, cujo custo não oferece retorno¨, explicou o coordenador.