Notícias
Ibict participou do lançamento da Rede GO FAIR Agro Brasil
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participou da primeira oficina on-line de trabalho sobre o lançamento da Rede GO-FAIR Agro Brasil. A rede temática é coordenada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e conta com o apoio de um colegiado formado por universidades e outras instituições do País.
A pesquisadora do Ibict e coordenadora do GO FAIR Brasil, Luana Sales, ressaltou que o Ibict lidera a rede GO FAIR no Brasil. Ela acrescentou que o lançamento da Rede GO FAIR Agro é mais um desdobramento das ações do GO FAIR Brasil, por meio da liderança do Ibict.
“A Rede GO FAIR agro irá possibilitar a discussão entre os principais atores da área sobre as melhores práticas para gestão de dados de pesquisa em agricultura, permitindo que dados gerados, nesse domínio, sejam encontrados, acessados, interoperáveis e reusados”, disse Luana Sales.
A rede faz parte de um movimento internacional e visa propor estratégias e mobilizar parcerias para fomentar o compartilhamento e o reuso dos dados produzidos no âmbito dos sistemas produtivos agropecuários. Além dos sistemas de pesquisas em ciências agrárias, apoiados nos princípios FAIR (encontráveis, acessíveis, interoperáveis e reusáveis).
A ideia para a implantação da Rede surgiu, em novembro do ano passado, durante o XIII Congresso Brasileiro de Agroinformática, com a elaboração do manifesto e a adesão de diversos atores. A oficina de trabalho foi direcionada aos profissionais de Tecnologia da Informação, Ciência da Informação e Ciências Agrárias e para cientistas de dados que atuam em cadeias agropecuárias.
Participaram do evento os seguintes convidados: Luana Sales, pesquisadora do Ibict e coordenadora do GO FAIR Brasil; Carla Macário, chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agricultura Digital (Campinas/SP) e responsável pela coordenação da implantação da rede, e Sergio Serra, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O evento foi promovido pela Embrapa, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), além da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Universidade e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Contou também com o apoio da Sociedade Brasileira de Agroinformática (SBIAgro), do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) e do Centro de Inteligência Artificial (C4AI).