Notícias
Pesquisadores do Ibict participam de oficinas de cocriação com o tema “Transparência em Ciência: novos mecanismos de avaliação para o avanço da Ciência Aberta”
Entre os últimos dias 16 e 20, representantes do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participaram da segunda etapa do 5º Plano de Ação de Governo, com o tema “Transparência em ciência: novos mecanismos de avaliação para o avanço da Ciência Aberta”. O Ibict foi representado na reunião por Bianca Amaro, coordenadora-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados; Marcel Garcia de Souza, coordenador de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos; Priscila Sena, pesquisadora; e Washington Segundo, coordenador técnico da Área de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica.
Durante os encontros, representantes do governo e da sociedade civil reuniram-se para a segunda etapa do processo de construção do 5º Plano de Ação no âmbito da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership - OGP), voltada para oficinas de cocriação em relação aos assuntos direcionados à "Transparência em Ciência: Novos Mecanismos de Avaliação para o Avanço da Ciência Aberta" (saiba mais aqui).
Participaram dos encontros nos dias 16 a 20, além do Ibict, representantes das seguintes instituições: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC); Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e Scientific Electronic Library Online (SciELO).
5º Plano de Ação Brasileiro
O processo de elaboração do 5º Plano de Ação brasileiro, no âmbito da Parceria para Governo Aberto, está sendo realizado conforme metodologia definida pelo Comitê Interministerial Governo Aberto (CIGA) e pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para Assessoramento em Governo Aberto.
O Plano de Ação Nacional é um documento em que cada país deve especificar quais são os seus compromissos, de acordo com os princípios de governo aberto de: transparência, participação social, accountability (responsabilização e prestação de contas), combate à corrupção e inovação. No documento são delimitadas as estratégias e atividades definidas pelo país para implementar o Plano no prazo de dois anos.
No 5° Plano de Ação Brasileiro, o processo de elaboração e de execução é um trabalho coparticipativo do governo e da sociedade civil e está dividido em três etapas. Saiba mais clicando aqui.