Notícias
Inaugurado novo Data Center do Ibict
Com uma proposta que traz benefícios tanto ao público interno, como externo, acaba de ser inaugurado o novo Data Center do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), por meio de uma parceria entre a Diretoria, a Coordenação de Administração e a Coordenação-Geral de Tecnologias da Informação e Informática (CGTI).
Cecília Leite, diretora do Ibict, afirma que esta é uma conquista enorme e destaca o trabalho em equipe. “É a capacidade e a competência das pessoas e grupos que, juntos, fazem do Ibict a grande casa da Informação em Ciência e Tecnologia no Brasil”.
Entre as melhorias implementadas, o responsável pela Divisão de Suporte Técnico – DISUP/CGTI, Adriano Alexandre dos Santos, cita a revisão dos equipamentos de combate a incêndio, o monitoramento por câmeras e o acesso por biometria, que permite a entrada apenas de pessoas autorizadas.
Tiago Braga, coordenador-geral da CGTI, explica que a estabilidade no acesso aos serviços digitais aumentou devido às mudanças e “com a estabilidade nessa infraestrutura, os serviços que o Ibict oferece à sociedade também ficam mais estáveis e rápidos de serem acessados e, por isso, a população recebe mais valor”.
O novo Data Center também apresenta avanços relacionados a maior capacidade de processamento, pois os dados são trafegados com muito mais velocidade devido aos ajustes na infraestrutura lógica. “Com o aumento da velocidade, há mais consistência no acesso oferecido. Inclusive, existe a possibilidade de oferecer novos serviços, como o ICPEdu, que será lançado em breve, e a rede Wi-Fi”, comenta Tiago.
Segundo o coordenador, a comunicação entre os switchs de cada andar e entre os racks do Data Center ocorre agora por fibra de forma redundante, o que quer dizer que além de aumentar a velocidade, ainda permite que os serviços continuem funcionando mesmo que algum problema pontual ocorra.
Em relação ao monitoramento, Tiago informa que toda a movimentação dentro do Data Center é filmada e armazenada em um servidor interno por meio de um conjunto de câmeras. “O monitoramento dos ativos informacionais e computacionais do Ibict é feito de forma digital. Há ferramentas de aferição de acesso físico e digital, bem como acompanhamento em tempo real do tráfego de rede, de dados e de usuários”.
Além disso, ainda foram realizadas a substituição de aparelhos de ar-condicionado, a reorganização da parte elétrica, de forma que cada rack de servidores possua uma alimentação de energia independente e a instalação de dois novos nobreaks aumentando a segurança na manutenção dos serviços em caso de falha na rede elétrica.