Notícias
II Encontro do Centro Internacional de Ética da Informação (ICIE) - Capítulo América Latina e Caribe debate o tema “Diagnósticos e Ações de Combate à Desinformação”
Diante dos desafios da infodemia gerada pela avalanche de informações na pandemia de COVID-19 é importante discutirmos como identificar, lidar e combater a desinformação, pois se tornou caso de vida ou morte. É essa a convicção que norteia o II Encontro do International Center for Information Ethics (ICIE) - capítulo América Latina & Caribe, que acontece nos dias 17 e 18 de novembro, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
O encontro busca reunir estudantes, pesquisadores e profissionais em volta do tema “Diagnósticos e Ações de Combate à Desinformação”. O evento é organizado pelo grupo de pesquisa Perfil-i (Perspectivas Filosóficas em Informação) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), apoiado pelo CNPq, CAPES, FAPERJ e UFRJ, coordenado por Marco Schneider.
“Nesta segunda edição, decidimos concentrar o debate em torno de um problema social dos mais graves, que ao mesmo tempo é um tema que precisa ser enfrentado, na teoria e na prática, pelos estudos sobre ética e informação: o problema da desinformação”, explica Marco Schneider, coordenador do capítulo América Latina e Caribe e pesquisador da Coordenação de Ensino e Pesquisa do Ibict.
Segundo Schneider, o primeiro dia do evento apresenta a mesa de diagnósticos, onde orientandos e ex-orientandos, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores, apresentarão uma síntese de suas pesquisas sobre o tema. O segundo dia traz apresentações de importantes intelectuais brasileiros e estrangeiros, que possuem produção consolidada de estudos e ações de combate à desinformação.
O International Center for Information Ethics (ICIE) foi fundado pelo filósofo uruguaio Rafael Capurro, em 1999. O capítulo América Latina e Caribe, com sede no Rio de Janeiro, foi fundado a partir de uma parceria do ICIE com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). A parceria gerou importantes contribuições para as pesquisas em ética da informação na América Latina, como publicações científicas, encontros acadêmicos e a tradução de textos e documentos para português e espanhol.
A transmissão será ao vivo no Canal do Perfil-i: https://www.youtube.com/c/PerfiliIbict
Inscrições: https://bit.ly/3D9bGb1
Confira a programação completa.
17/11/2021 (quarta-feira) das 14 às 17 horas
Abertura:
Marco Schneider e Arthur Bezerra (IBICT, Brasil) – representantes do ICIE (América Latina e Caribe)
Rachel Fischer (África do Sul) – vice-diretora do ICIE
MESA 1 - DIAGNÓSTICOS DA DESINFORMAÇÃO
Palestrantes:
Anna Brisola (doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ e professora da UNISUAM) – 10 min
Priscila Carvalho (doutoranda em Ciência da Informação no IBICT/UFRJ) – 10 min
Flávio Lofêgo (mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ e professor da UFAC) – 10 min
Felipe Mello (mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ) – 10 min
Ana Paula Alencar (mestranda em Mídia e Cotidiano no PPGMC UFF) – 10 min
Mediação: Bruno Nathansohn (doutor em Ciência da Informação pelo IBICT e membro dos grupos de pesquisa Perfil-i e Escritos)
18/11/2021 (quinta-feira) às 14 às 17 horas
Abertura:
Marco Schneider e Arthur Bezerra (IBICT, Brasil) – representantes do ICIE (América Latina e Caribe)
MESA 2 - AÇÕES DE COMBATE À DESINFORMAÇÃO
Palestrantes:
Ana Regina Rego (Rede Nacional de Combate à Desinformação, Brasil) – 20 min
Fernando Buen Abad Dominguez (Universidad Nacional de Lanús, Argentina) – 20 min
Ignacio Ramonet (Le Monde Diplomatique e Faculdade Denis Diderot, França) – 20 min
Mediação: Anna Brisola (doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ e membro dos grupos de pesquisa Perfil-i e Escritos)