Notícias
Live debate o papel das bibliotecas no desenvolvimento dos países ibero-americanos
Participam do evento Ana Maria da Costa Souza, presidente do Iberbibliotecas, Maria Angélica Fuentes Martinez, chair da IFLA-LAC e Ricardo Rodrigues, consultor do Ibict. O encerramento do evento será com Cecilia Leite, diretora do Ibict, finalizando a agenda de lives do Ibict e de todo o mês do bibliotecário.
O Ano Ibero-Americano das Bibliotecas, a ser celebrado em 2021, foi instituído na XX Conferência Ibero-americana de Ministras e Ministros de Cultura da Ibero-América como oportunidade de fortalecer a interlocução regional sobre o papel das bibliotecas no desenvolvimento dos países ibero-americanos.
No contexto da pandemia, e em meio a grandes desafios de acesso à informação, todos os tipos de bibliotecas se reafirmaram como espaços necessários para que as pessoas tenham acesso a um conhecimento confiável, locais que garantam o acesso à informação e desenvolvimento de seus direitos culturais.
O Ano Ibero-Americano das Bibliotecas reunirá todos os tipos de bibliotecas: públicas, populares, comunitárias, digitais, móveis e itinerantes, universitárias, escolares, especializadas, indígenas, em cadeias ou prisões, nacionais, entre outras. Da mesma forma, será um tempo de reflexão ao redor das bibliotecas de uma região conformada por 23 países.
A coordenação do Ano está a cargo de comitê liderado pelo Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas – Iberbibliotecas, e composto pela Secretaria Geral Ibero-americana – SEGIB; o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe – CERLALC; a Seção para América Latina e o Caribe da Federação Internacional de Associações Bibliotecárias– IFLA LAC; e a Associação de Estados Ibero-americanos para o Desenvolvimento das Bibliotecas Nacionais da Ibero-América, ABINIA.
A live será exibida ao vivo no canal do Ibict no Youtube ( clique aqui para acessar).
Confira o currículo dos participantes:
Ricardo Crisafulli
Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília, especialização em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Católica de Brasilia, mestrado em Master em Fotografia - Scuola per la Fotografia di Moda, em Florença na Itália e Doutorado em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília. Foi servidor do Ibict por mais de 25 anos. Também foi Presidente da Associação de Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF). Atualmente é consultor do Ibict e membro da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias Seção América Latina e Caribe (IFLA LAC).
Ana Maria da Costa Souza
Ana Maria da Costa Souza trabalha na área cultural envolvendo livro, literatura e bibliotecas há mais de 30 anos. Entre as muitas funções que ocupou, foi gerente de divulgação da literatura brasileira no exterior, professora universitária, coordenou a seção do Distrito Federal do Programa Nacional de Incentivo à Leitura e trabalhou em pesquisa de serviços inovadores de bibliotecas como chefe de projetos especiais na Biblioteca Demonstrativa do Brasil por 20 anos. Veio para a Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Brasil em 2017 para acompanhar as ações do Brasil no Iberbibliotecas; em 2018, assume como Coordenadora-Geral. Em abril de 2019, no Conselho Intergovernamental realizado em Quito, Equador, toma posse como Presidente do Programa Iberbibliotecas para o biênio 2019-2021.
Maria Angélica Fuentes Martinez
Tem graduação em biblioteconomia pela Universidad de Playa Ancha de Ciencias de la Educación, Valparaíso no Chile, Mestrado em gestão do conhecimento pela Beca Fundación Carolina España e em Documentação Digital pela Universidad Pompea Fabra, España. Chair del Comité Permanente de la Sección América Latina y el Caribe de la IFLA, Coordenadora del Área Recursos Digitales Biblioteca del Congreso de Chile e Presidente do Colegio de Bibliotecarios de Chile. Asociación Profesional.