O evento apresentou um projeto de pesquisa que visa desenvolver metodologia informacional apoiada por mecanismos computacionais para otimização dos procedimentos de regularização fundiária de terras urbanas no contexto de Brasília.
Junho 2021
O projeto BrCris tem por objetivo estabelecer um modelo único de organização da informação científica de todo o ecossistema da pesquisa brasileira.
Promovido pelo Institute for Quantitative Social Science (IQSS) da Universidade de Harvard, o evento aconteceu entre os dias 14 e 17/06.
A pesquisa concedeu a ele o título de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, desenvolvido pelo Ibict.
A pesquisadora compartilhou com os participantes o texto de sua autoria “Ciência da Informação e Sociedade: uma relação delicada entre a fome de saber e de viver”.
O evento foi uma iniciativa do grupo de estudos de preservação de correio eletrônico da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana) do Ibict.
Trata-se de uma produção lusófona do conhecimento nas diversas disciplinas que compõem as Humanidades mediadas pelo uso da computação.
O debate contou com participação especial de Bianca Amaro e Washington Segundo no painel “Compromissos participativos para um Governo Aberto”.
Pós-verdade, desinformação ambiental e negacionismo científico foram alguns dos assuntos abordados.
O pesquisador Thiago Rodrigues abriu o evento apresentando diferentes visões sobre o que é sustentabilidade, assim como as métricas que envolvem sua manutenção.
O pesquisador do Ibict, Thiago Rodrigues, fala sobre ‘Informação para a Sustentabilidade’.
A live contou com a mediação de Washington Segundo, coordenador de Análise, Tratamento e Disseminação da Informação Científica do Ibict.
A edição apresenta um trabalho escrito pelos pesquisadores do Ibict e professores do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/Ibict/UFRJ).
O encontro contou com a abertura e a coordenação da diretora do Ibict, Cecília Leite.