Durante a live, os pesquisadores apresentaram e debateram experiências de Ciência Cidadã em instituições escolares, no Brasil e no exterior.
Julho 2021
Criada em 2008, a EEN é um programa da União Europeia que promove o crescimento e a internacionalização de pequenos e médios negócios.
No Brasil, o Centro Nacional do Latindex é o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
A base teórica do estudo de Marco Schneider e Pablo Nabarrete Bastos articula a ética da informação com a competência crítica em informação.
Evento é organizado pela Câmara de Comércio de Luxemburgo e a Enterprise Europe Network (EEN).
O Advance SCP Brazil tem por objetivo fomentar a economia de baixo carbono por meio da sensibilização e fortalecimento da capacidade nacional quanto ao sistema de selos ecológicos.
O dossiê da Liinc em Revista convocou pesquisadores da Ciência da Informação e áreas afins a apresentarem resultados de pesquisa teórica e aplicada.
A galeria apresenta informações sobre personalidades científicas de relevante e notório conhecimento e que deixaram grandes contribuições para o Brasil.
Foram apresentados os resultados do projeto de pesquisa “Acervo digital semântico da Funarte: aplicação de novos modelos de organização e interconexão da informação dos acervos digitalizados do Cedoc”.
O público-alvo é formado por representantes de empresas, universidades, centros de pesquisa e stakeholders.
Michelli Costa, professora adjunta do curso de Biblioteconomia da UnB apresentou seu artigo “Políticas de Ciência Aberta e a abertura dos dados de pesquisa”
O projeto responde ao desafio de ofertar serviços de informação condizentes com as necessidades atuais dos seus usuários.
O objetivo central da iniciativa é evitar riscos de perda de periódicos eletrônicos, além de divulgar as organizações de arquivamento em todo o mundo.
O OasisBr é um mecanismo de busca multidisciplinar que possibilita o acesso gratuito à produção científica.
O objetivo do LattesQuest é auxiliar no cadastramento, na divulgação, no preenchimento e na atualização do Currículo Lattes por estudantes, docentes e pesquisadores.
O objetivo é apresentar práticas de ensino que possam ser aplicadas em sala de aula para o trabalho com textos de divulgação científica produzidos pelo site do Canal Ciência.
Ao todo serão distribuídos R$ 180 mil nas diferentes categorias que irão premiar iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável e local da região.
Podem participar instituições brasileiras de ensino e pesquisa que estejam buscando suporte para a criação de repositórios de dados de pesquisa.
Pesquisadores dialogaram sobre como a mediação algorítmica da informação pode aprofundar desigualdades sociais já existentes e atrofiar as perspectivas de diversidade informacional e autonomia, fundamentais nas sociedades livres e democráticas.