Notícias
Ibict inicia parceria com agência italiana de desenvolvimento econômico sustentável
Foi realizada no último dia 19/01 uma reunião entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a National Agency for New Technologies, Energy and Sustainable Economic Development (ENEA-Itália) e a Rede Empresarial Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida (Rede ACV).
A ENEA é um órgão público voltado para a pesquisa, inovação tecnológica e prestação de serviços avançados a empresas, administração pública e cidadãos nos setores de energia, meio ambiente e desenvolvimento econômico sustentável.
Participaram do encontro pelo Ibict o coordenador-geral de Tecnologias da Informação e Informática (CGTI), Tiago Braga; o coordenador de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos (COTEA), Marcel Garcia de Souza; e o pesquisador e especialista em ACV, Thiago Rodrigues. Pela Rede ACV, quem representou foi a coordenadora da instituição, Sonia Chapman e, pela ENEA, Marilisa Cellurale e Simona Scalbi.
Segundo Tiago Braga, a reunião foi agendada a pedido da ENEA, que está buscando estabelecer o banco de dados de ACV da Itália e entendeu que a experiência brasileira poderia ser utilizada como exemplo. Houve ainda a apresentação do projeto italiano e do projeto brasileiro.
Além disso, informa Tiago, “foi apresentado o importador SICV Brasil, ferramenta open source desenvolvida pelo Ibict, responsável por fazer a gestão de qualidade dos inventários e sua consequente publicação e os próximos passos na consolidação do projeto nacional de dados para sustentabilidade por meio da ACV”.
De acordo com Sonia Chapman, as colegas da Itália participaram de apresentação que ela fez às Nações Unidas (UNEP) no ano passado, onde descreveu a Rede ACV e a Pedra Fundamental, ação do Grupo de Trabalho Banco de Dados da Rede ACV, coordenado pela Embrapa.
“O interesse da ENEA era compreender como a Rede ACV está contribuindo para a consolidação do Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida (SICV Brasil), como o Ibict estruturou o SICV e como uma associação empresarial pode contribuir na qualidade e relevância dos dados ali refletidos”, explica.
Para a diretora, o que foi discutido na reunião remete à própria razão de ser da Rede ACV: “O principal objetivo dela é contribuir para a consolidação do banco de inventários nacional e isso passa pela conquista de apoio e pela efetiva utilização pelas empresas, academia, sociedade civil e governo, todos representados no quadro de associados da Rede ACV”.
Marcel Garcia de Souza relata que é muito gratificante para o Ibict ser procurado por outros países e governos para apoiar na construção de banco de dados de inventários voltados para área de ACV. “Isso mostra que o Ibict, hoje, não é apenas referência nacional, mas também mundial quando se trata deste tema.
O coordenador explica que esta foi apenas a primeira reunião técnica da parceria e que, a partir de agora, outros encontros serão feitos para alinhar a proposta de cooperação. A ideia é que, já em junho deste ano, seja realizado um workshop para troca de experiências.