Notícias
Ibict participa do lançamento de plataforma da Secretaria Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação do Panamá
No dia 27 de setembro, a A Secretaria Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Senacyt) do Panamá, apresentou a plataforma "CONECTO", um sistema de perfis de ciência e tecnologia, com a visão de ser uma ferramenta para vincular, visibilizar e avaliar os trajetória dos diferentes atores do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) que se relacionam com as áreas do conhecimento (ciência e tecnologia) em nível nacional e internacional.
No evento de lançamento, aconteceu um painel sobre a visão unificada do ecossistema da pesquisa científica, que contou com a participação de Washington Segundo, coordenador da Área de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica do Ibict, Lautaro Matas, secretário executivo e gerente técnico da rede LA Referencia, e Andrea Mora Campos, assessora da Universidade Nacional da Costa Rica.
Washington Segundo também ministrou o workshop “Plataformas e gestão de dados de pesquisa”, sobre o Sistema BrCris e repositórios de dados de pesquisa. No workshop, o coordenador compartilhou sua experiência em Ciência Aberta com a comunidade científica e acadêmica do Panamá.
CONECTO é uma plataforma digital com alcance nacional, que torna visível a trajetória e as atividades dos atores do sistema panamenho de ciência, tecnologia e inovação, e que tem como objetivo facilitar a colaboração entre cientistas, estudantes, professores e sociedade em geral, e permite conhecer a trajetória e os resultados da equipe de pesquisa, além de seus indicadores bibliométricos.
A plataforma é voltada para a comunidade científica e tecnológica local e internacional, tomadores de decisão, agências de fomento, setor empresarial, academia , organizações de pesquisa e desenvolvimento e sociedade em geral.
A plataforma CONECTO conta com o apoio de diferentes organizações regionais, como a Universidade Nacional da Costa Rica, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, LA Referencia e Lyrasis. Seu desenvolvimento é baseado no software livre VIVO , que foi originalmente concebido pela Cornell University, e atualmente é desenvolvido pela comunidade internacional Lyrasis. O software permite integração e interoperabilidade com outras plataformas como revistas científicas, identificadores persistentes, repositórios, entre outros. O software VIVO também é utilizado como ferramenta de recuperação da informação no sistema BrCris.
Conheça a CONECTO no site: