Notícias
Laboratório em Rede de Humanidades Digitais lança ferramenta de trabalho sobre a Desinformação nas Eleições 2022
O Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (Larhud) produziu uma linha do tempo sobre Desinformação nas Eleições 2022 por meio do desenvolvimento de uma ferramenta (na forma de uma plataforma) de pesquisa: a Tempora. Essa ferramenta foi desenvolvida a partir do Timeline JS, software de storytelling criado pelo KnightLab da Northwestern University, nos Estados Unidos da América (EUA).
O pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e coordenador do Larhud, Ricardo Pimenta, ressaltou que a ferramenta permitirá que pesquisadores construam linhas de tempo, a partir de coleções de registros digitais disponíveis, na web, sobre uma determinada temática. “Com essa ferramenta podemos realizar um monitoramento e coleta de dados sobre a desinformação nas eleições”, frisou Ricardo Pimenta que dividiu a coordenação executiva do projeto Timeline da Desinformação nas Eleições 2022 com os pesquisadores do Larhud e do Ibict, Josir Cardoso Gomes e Tainá Regly.
De acordo com os registros informacionais coletados da internet, a linha do tempo contém todas as notícias produzidas por agências de checagem, reconhecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tratam sobre desinformação nas Eleições de 2022 durante 16 de agosto até 31 de outubro.
O site tem dois objetivos principais: permitir que o público em geral possa visualizar o fluxo cronológico de ações de desinformação relacionadas às Eleições 2022, a “informação-como-processo”, e “preservar o conteúdo imagético e textual do que é checado, esclarecido e/ou desmentido pelas agências de checagem elencadas pelo TSE, para que outros pesquisadores possam utilizar esse corpora, em suas pesquisas”.
Plataforma Tempora
Diferentemente da versão original do Timeline JS, a Tempora é mais do que uma ferramenta de visualização de links em ordem cronológica. É uma plataforma de arquivamento, organização, catalogação e visualização da informação digital disponível na web.
Proporciona o encadeamento cronológico de fatos, registros e demais informações textuais, imagéticas, em vídeo, postagens e demais formatos. Seu sistema, que constitui o avesso da imagem que vemos na plataforma, organiza os dados e gera datasets integrais e/ou parciais ao usuário.
Além disso, detém um recurso de busca simples e avançada onde o usuário pode buscar no corpora de todo o material arquivado, e que compõe a coleção disposta no formato de linha do tempo, termos e sentenças, além de restringir temporalmente a busca.
Permite assim a visualização de fatos históricos que passam a se tornar recuperáveis a partir de notícias da mídia, postagens, páginas web, artigos ou quaisquer formas de registro da informação acessível pela internet que são coletadas pelo pesquisador responsável e armazenadas/arquivadas no sistema da Tempora.
Dessa forma, o usuário consegue navegar não só pela linha do tempo gerada, a partir dessa coleta, escolhendo um recorte temporal ou temático específico dentro da coleção que compõe aquela timeline, a partir de um motor de busca simples e avançado, como também, visualizar quais os termos mais utilizados durante o intervalo pesquisado na forma de nuvem de palavras.
Saiba mais no endereço eletrônico da coleção desinformação nas eleições: https://timeline.ibict.br/timeline/eleicoes-2022/ e no endereço eletrônico da plataforma: https://timeline.ibict.br/