Notícias
Ibict esteve presente no Smart City World Congress em Barcelona
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) esteve presente no Smart City Expo World Congress, em Barcelona (Espanha), a convite da Acció, agência de competitividade de empresas da Catalunha. O evento aconteceu entre os dias 15 e 17 de novembro e é o principal congresso mundial que discute temas relacionados às cidades inteligentes, reunindo pessoas e autoridades do mundo inteiro. O Instituto foi representado pelo coordenador substituto da Coordenação de Tecnologias Aplicadas (COTEA), Carlos André, e por Márcio Canedo, pesquisador do Ibict e coordenador no Brasil da Enterprise Europe Network (EEN Brasil).
Essa foi a primeira vez que o Brasil teve um espaço na Smart City Expo World Congress. A iniciativa foi uma ação conjunta da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). “Esse foi o ponto de encontro dos secretários que vieram com os prefeitos. Estivemos conversando com representantes da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas de São Vicente (SP) para apresentar o Ibict e falar sobre o potencial do Hipátia para gestão e preservação digital”, disse Carlos André.
Outro evento de grande repercussão e oportunidades foi a apresentação de iniciativas públicas e privadas para transformar as cidades brasileiras em cidades inteligentes, realizada na Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, com participação de mais de 40 prefeitos brasileiros e do Cônsul Geral do Brasil em Barcelona, embaixador Clemente Baena Soares. O prefeito de Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira, que também é presidente da Frente Nacional de Prefeitos, frisou que esse é um caminho sem volta e que a população espera que os investimentos em tecnologia resultem em serviços melhores, mais baratos e eficientes nos municípios brasileiros. “A pandemia mostrou a necessidade de digitalizar cada vez mais os serviços para atender os cidadãos com mais agilidade”, disse ele.
Durante o evento na Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, Jordi Hereu, ex-prefeito de Barcelona, ressaltou que o grande desafio das cidades modernas com milhões de habitantes é saber o que fazer com o grande volume de dados e indicadores gerados pelos diversos órgãos e empresas que atendem aos cidadãos. “Esse problema apontado pelo Jordi Hereu poderia muito bem ser um desafio para o Ibict, já que possuímos ferramentas como o Visão e, também, modelos de preservação digital como o Hipátia”, observou Carlos André.
De acordo com Márcio Canedo, a experiência foi excelente uma vez que proporcionou inúmeras interações da EEN Brasil com representantes de instituições do mundo todo e destacou a questão dos dados abertos como um dos temas centrais no Congresso. “Participamos de diversas reuniões e palestras que abordaram a informação e os dados abertos, inclusive específicos para os temas de diversidade e de sustentabilidade e percebemos como os dados são essenciais na área de cidades inteligentes, o que traz um grande protagonismo ao Ibict”, ressaltou.