Notícias
Confira como foi o lançamento do Observatório da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento - OCID
Em cerimônia realizada no Palácio Itamaraty, na última segunda-feira (27/06), foi lançado o Observatório da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (OCID), uma plataforma eletrônica com informações integradas sobre a prática da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CID), cujo objetivo é organizar e disponibilizar informações relativas ao tema a agentes públicos, atores estratégicos, academia e sociedade em geral.
A plataforma foi construída a partir de um acordo entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com apoio da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG).
Na abertura do evento, a embaixadora e presidente da FUNAG, Márcia Loureiro, relembrou a atuação da ABC durante os últimos anos e parabenizou as instituições envolvidas pela concretização do projeto. “O OCID passa a concentrar em uma única plataforma um material tão vasto e rico de consulta sobre a temática, não apenas com modernas ferramentas digitais de busca, mas também com a possibilidade de apresentação de sugestões por parte dos usuários para tornar a plataforma ainda mais relevante”.
Em seguida, a diretora do Ibict, Cecilia Leite, destacou a importância da parceria com a ABC e afirmou que a experiência neste projeto consolida um aprendizado sobre a internacionalização de portais de informação, alinhando as técnicas tradicionais de catalogação e indexação de dados e documentos com as mais recentes abordagens para curadoria adotadas internacionalmente. “Esse aprendizado é útil não somente ao Ibict, mas também aos seus parceiros, em diferentes projetos, que agora tem à sua disposição um conjunto inovador e atual para aplicação de serviços e produtos voltados a atender a sociedade do conhecimento”.
O diretor da Agência Brasileira de Cooperação, o embaixador Ruy Pereira, destacou que o lançamento do OCID acontece no âmbito das comemorações de 35 anos da ABC. Ele ainda ressaltou que o público-alvo da plataforma é vasto, abrangendo o setor público, a sociedade civil em geral e a academia em especial. “Para tanto, contamos com o interesse e a mobilização de governos estrangeiros, organismos internacionais, centros de pesquisa, entidades filantrópicas, e pesquisadores, já que como nos lembrou a doutora Cecilia, estamos diante de uma ferramenta aberta”.
Fábio Loratonda, Secretário substituto de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), enalteceu e agradeceu a parceria entre as instituições e a atuação do Ibict, unidade vinculada ao MCTI, no desenvolvimento do Observatório “pois está em sua missão a promoção da competência e da infraestrutura de informação em Ciência e Tecnologia para produção, socialização e integração do conhecimento científico e tecnológico”.
Para o Secretário de Assuntos Consulares, Cooperação e Cultura do MRE, Embaixador Leonardo Gorgulho, a dedicação das equipes do MCTI e do MRE resultaram no desenvolvimento de uma ferramenta que poderá contribuir como instrumento de apoio aos esforços da comunidade internacional em favor da democratização do acesso ao vasto acervo de conhecimento no campo da cooperação internacional para o desenvolvimento.
Por fim, Ronnie Fagundes de Brito, tecnologista e pesquisador do Ibict, apresentou de forma prática as funcionalidades do sistema. “A ideia do OCID é agregar dados, informações e documentos que estão dispersos na internet em diferentes bases e consolidar uma plataforma que esteja disponível a um público diverso”. Na mesma sessão, houve ainda a participação do responsável pela Cooperação Multilateral da ABC, Márcio Correa e do coordenador de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília, professor José Romero Pereira Júnior, que responderam questões da plateia presente, bem como daqueles que acompanhavam a transmissão ao vivo nos canais do YouTube de todas as instituições parcerias do projeto.
Para acessar o Observatório da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (OCID), basta acessar este link .