Notícias
Chamada do Ibict e INPI busca soluções de empresas de tecnologia BPMS/iBPMS
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) , em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) torna público o processo de seleção de empresas para a aquisição de licenças de soluções de BPMS (Business Process Management Suite) e iBPMS (Intelligent Business Process Management Suite) no âmbito da pesquisa “Estudo para Transformação Digital no Fluxo de Concessão de Patentes do INPI”.
A partir da identificação das necessidades dos usuários da Diretoria de Patentes, Programas de Computador e Topografia de Circuitos Integrados (DIRPA-INPI), a pesquisa do Ibict visa investigar a adoção do conceito de Business Process Management (BPM) e das soluções tecnológicas que suportam a sua implementação, para incrementar a eficiência operacional dos processos que integram o fluxo de concessão de patentes do INPI. O projeto prevê a realização de um estudo de caso para validar, na prática, a aderência do conceito e das soluções às necessidades do Instituto.
O chamamento público tem como objetivos identificar empresas que comercializam e implementam soluções BPMS/iBMS, conhecer as características técnicas de cada uma das soluções oferecidas, avaliar se atendem às necessidades de negócio da DIRPA e se são compatíveis com a infraestrutura tecnológica do INPI.
Ao final destas atividades, o IBICT, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), vai adquirir licenças da solução que obtiver melhor desempenho na avaliação, bem como realizará a contratação de serviços de implementação da solução na infraestrutura do INPI, localizada no Rio de Janeiro (RJ). Os serviços visam automatizar processos da DIRPA, em ambiente de testes, durante o estudo de caso. Todas as licenças adquiridas pelo IBICT via FUNDEP serão doadas ao INPI, em caráter definitivo, por ocasião da conclusão do estudo de caso.
Poderão participar da chamada todas as empresas que, cumulativamente, atendam aos seguintes requisitos: possuir cadastro atualizado junto à FUNDEP; comercializar solução de BPMS/iBPMS passível de doação, com linguagem português nativa e suporte técnico em âmbito nacional (Brasil); prestar serviço especializado de implementação de BPMS/iBPMS no Rio de Janeiro (RJ); ter disponibilidade para: responder questionários on-line, participar de reuniões em ambiente virtual, realizar demonstrações das funcionalidades das soluções BPMS/iBPMS gratuitamente, de forma remota, em infraestrutura tecnológica própria.
Como participar?
A empresa interessada deve enviar um e-mail com o domínio corporativo da empresa, até as 23h59min do dia 15.06.2022, para o endereço eletrônico cotic@ibict.br, contendo os seguintes dados: razão social da empresa, número de inscrição no CNPJ, nome(s) da(s) solução(ões) de BPMS/iBPMS oferecidas, identificação de ponto focal, telefones e endereço de e-mail para contato.