Notícias
Ibict desenvolve ferramenta dARK de atribuição de identificadores persistentes
Identificadores Persistentes (PIDs) são essenciais no contexto de publicações científicas, especificamente para assegurar o registro e a troca de informações entre sistemas. Por exemplo, no contexto científico internacional, os identificadores ORCID e DOI são, respectivamente, os mais utilizados para atribuir de forma unívoca a localização e a autenticidade de seus registros de pesquisadores e de publicações científicas. Além disso, a utilização de um PID facilita a construção de análises sobre os dados de um dado ecossistema.
O Projeto CEOIS, em execução pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), desenvolvido em parceria com pesquisadores da Red de Repositorios de Acceso Abierto a La Ciencia (LA Referencia) e da Universidade Federal do ABC (UFABC), criou uma nova ferramenta de atribuição de PIDs de forma aberta e descentralizada. A ferramenta desenvolvida combina o identificador Archival Resource Key (ARK) com a tecnologia Blockchain. Esta solução foi chamada de decentralized Archival Resource Key (dARK), e possibilitará a atribuição de PIDs por meio de uma rede descentralizada mantida por instituições parceiras.
O processo de desenvolvimento da ferramenta foi descrito no artigo em versão pré-print “A decentralized blockchain implementation of ARK Persistent Identifiers”, publicado em dezembro no Zenodo, repositório de dados científicos abertos.
Para ler o artigo, acesse: https://doi.org/10.5281/zenodo.7442743
Informações bibliográficas:
Washington Segundo, Lautaro Matas, Thiago Nóbrega, J. Edilson S. Filho, & Jesús Mena-Chalco. (2022). dARK: A decentralized blockchain implementation of ARK Persistent Identifiers (1.0). Zenodo. https://doi.org/10.5281/zenodo.7442743