Notícias
Professor Eduardo Tadao Takahashi, que foi diretor interino do Ibict, é homenageado pelo MAST.
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) recebeu um acervo pessoal do professor Eduardo Tadao Takahashi, protagonista na criação da internet no Brasil. O termo de doação do arquivo foi assinado no último dia 12 e, a partir de agora, a instituição irá organizar e catalogar as 240 caixas de documentos deixados pelo pesquisador.
A diretora do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (Ibict), Cecília Leite, parabenizou o MAST por receber o acervo do professor Tadao Takahashi. Ela ressaltou que o professor Tadao Takahashi foi muito importante para o Ibict e para o Brasil, “porque ele foi o responsável pela chegada da internet no Brasil e tudo isso aconteceu, no espaço físico, aqui do Ibict”.
De acordo com Cecília Leite, o professor Tadao, no início dos anos 2000, foi diretor interino do instituto e trabalhou “com afinco” na direção do instituto. Ela lembrou que, durante esse período, o professor Tadao organizou o programa Sociedade da Informação Brasileira, período em que surgiu o Livro Verde e período do grande encontro da ciência e tecnologia, que gerou vários projetos.
“O trabalho do professor Tadao foi fundamental para o desenvolvimento da pesquisa e da ciência e tecnologia, pois a criação da internet no Brasil passou a a ser um grande instrumento para os pesquisadores”, frisou Cecília Leite.
A diretora do Ibict lembrou que, na época do professor Tadao, o Ibict, enquanto Instituto de Informação em ciência e tecnologia estava passando por um momento muito difícil, período em que o instituto ficou na interinidade. E, por isso, segundo Cecília Leite, a importância do professor Tadao, que como “diretor de plantão” e mais um grupo de servidores muito atentos trabalharam juntos para que o Ibict continuasse, até que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) voltasse a realizar os concursos.
Para Cecília Leite, o “emprenho dos funcionários” trouxe, de certa forma, a condição do Ibict de se manter porque ele estava envolvido com um projeto muito importante, embora o projeto não fosse exatamente do Ibict, porque se tratava de um projeto maior do que isso, inclusive porque ele terminou gerando a RNP (Rede Nacional de Pesquisa).
“Esse emprenho foi importante porque acabou trazendo os pesquisadores para o Ibict e gerando vida ao próprio instituto, pois se tratava de um projeto importante e que estava acontecendo, o que impulsionou vários pesquisadores, na época, e servidores que se envolveram nos projetos. O grande exemplo disso é a servidora Hélia Chaves que passou a ser a segunda pessoa do programa Sociedade da Informação, projeto muito importante para o mundo inteiro”, concluiu Cecília Leite.
Segundo Maria de Nazaré Freitas Pereira, pesquisadora do Ibict, que participou da cerimônia de assinatura do acervo, “Tadao era o mago da organização e dos alinhamentos. Ele juntava tudo: o que todo mundo via o que alguns viam e o que só ele via. Ele transitava do tecnológico ao social, passando pela economia, política e diplomacia. E com a maior simplicidade”.
“Mais do que o brilho, era a capacidade de iluminação que a tantos fascinava. Seu maior legado, a Internet e concepções e projetos para suas diferentes camadas, dentro e fora delas. Coordenação e interoperabilidade entre os mundos físico e digital, relacionado ao social e ao estratégico era seu lema”, ressaltou a pesquisadora do Ibict.
Maria de Nazaré Freitas Pereira lembrou, no entanto, que, apesar da sua morte “prematura aos 71 anos”, Tadao Takahashi “deixa seus familiares, amigos e companheiros de jornada agradecidos e enriquecidos pela convivência com ele e com o firme propósito de dar continuidade a sua capacidade de ter o futuro nas mãos e a ele imprimir vida. O Brasil precisa de mais Tadaos”.
Saiba mais sobre a cerimônia de assinatura acervo pessoal do professor Eduardo Tadao Takahashi
A cerimônia de assinatura contou com a participação do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim; da diretora-presidente do Instituto Tadao Takahashi, Laura Takahashi, irmã de Tadao; do diretor do MAST, Marcio Rangel; do presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC BR), Demi Getschko; da professora da Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora do Ibict, Maria de Nazaré Freitas Pereira; e do diretor executivo do Instituto Nupef - Núcleo de Pesquisa Estudos e Formação, Carlos Alberto Afonso, entre outros.
Saiba mais sobre Tadao Takahashi e o seu acervo:
Tadao Takahashi foi um cientista da computação e pesquisador brasileiro creditado com contribuições para o planejamento, implantação e adoção da Internet no Brasil e em outros países da América Latina.
Ao longo de sua trajetória, uma das suas atuações mais relevantes foi a fundação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em 1989, com objetivo de construir uma infraestrutura nacional de rede de internet no âmbito acadêmico. Também atuou internacionalmente na formulação de políticas públicas voltadas à tecnologia da informação e comunicação, como no “Núcleo de Estudos sobre o Futuro da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)”, do qual foi coordenador. Em 2017, foi eleito para o Hall da Fama da Internet.