Notícias
Já está disponível no canal do YouTube: o 7o. episódio do IbictCast, o podcast do Ibict.
Já está disponível no canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=O1Fl8bdqqPE, o 7o. episódio do IbictCast, o podcast do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Nessa edição, o pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e coordenador da Área de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica do Instituto, Washington Segundo, fala sobre o tema “Ciência Aberta: Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade”, ao IbictCast, o podcast do Ibcit. O tema foi discutido, no último encontro da ConfOA, em Maputo, Moçambique.
De acordo com Washington Segundo, o evento ConFOA, que está na 13ª edição, passou, originalmente, de luso brasileira (entre Brasil e Portugal) e se estendeu para o público lusófono, ou seja, abriu espaço para que os demais países de língua portuguesa sediem essa conferência.
Na opinião do pesquisador, a conferência é “extremamente importante para que os países de língua portuguesa tenham mais uma oportunidade para divulgar as práticas da ciência aberta e traduzir para esse ambiente rico, de países lusófonos, tudo o que já é disseminado no norte, em geral, em língua inglesa”.
“Ao nos unir, por falarmos a mesma língua, podemos alavancar o desenvolvimento da ciência aberta, em todos os países de língua portuguesa”, frisou Washington Segundo. Ele lembrou, no entanto, que o encontro teve “uma grande importância, para toda a população, por tratar do tema sobre a ciência, que é um bem público”.
“Eu considero que essa edição da ConFOA foi uma das melhores edições já realizadas, tanto para o Ibict quanto para o Brasil. No entanto, Eu vejo que a gente tem avançado bastante, em nível de países, quanto a ciência aberta, de forma consistente, mas é preciso se manter nesse ritmo de crescimento e engajar mais pesquisadores, mais atores nacionais na área da ciência aberta”, ressaltou Washington Segundo, lembrando que o Brasil já é referência no assunto no mundo, em termos de acesso aberto.
Saiba mais sobre o evento
A 13ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA), em 2022, viajou até Maputo, capital de Moçambique. Este ano a ConfOA foi acolhida pela Universidade Eduardo Mondlane nos dias 10, 11 e 12 de outubro de 2022. Mantendo o tema da edição anterior “Ciência Aberta: Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade”, a 13ª ConfOA, assume uma nova mudança de designação para Conferência Lusófona de Ciência Aberta, consagrando o alargamento do seu âmbito como um espaço onde a Ciência Aberta é pensada e discutida em português. Clique aqui para saber mais sobre o evento: https://confoa.rcaap.pt/2022/
Quem é Washington Segundo:
Washington Segundo é Doutor e Mestre em Informática pela Universidade de Brasília (UnB), com Estágio de Doutorado Sanduíche no Kings College London. Possui graduação em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) também pela UnB. É Coordenador Técnico da Área de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica no Ibict. É membro e coordena projetos, comitês nas áreas de Ciência Aberta e Ciência de Dados. Mais informações, clique aqui: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
Clique aqui para ouvir o episódio no You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=O1Fl8bdqqPE