Notícias
Sugestão de Leitura: “As Bibliotecas Escolares e o Repositório Lattes Data: reflexões sobre informação alteritária, ética, mediação e dispositivos infocomunicacionais”
O V Colóquio Científico Internacional da Rede Mussi: “A mediação dos saberes em perspectiva” acaba de disponibilizar o capítulo “As Bibliotecas Escolares e o Repositório Lattes Data: reflexões sobre informação alteritária, ética, mediação e dispositivos infocomunicacionais".
O artigo é de autoria de Carla Maria Martellote Viola e Marco André Feldman Schneider, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Segundo Carla Maria Martellote Viola, o objetivo do capítulo é compreender as similitudes e as dissimilitudes da mediação da informação nos ambientes físico e digital, a partir dos prenúncios da ética e da informação alteritária, na implementação das Bibliotecas Escolares e do Repositório Lattes Data.
Os objetivos específicos, na opinião de Carla Maria Martellote Viola, são de investigar aspectos sobre a ética, a alteridade e a informação nas ações de mediação da informação, além de pesquisar documentos brasileiros que estejam relacionados à implantação da Lei das Bibliotecas Escolares e do Repositório Lattes Data para avaliação da configuração de cada iniciativa governamental.
“A averiguação se justifica pela possibilidade de apresentar um panorama das atuações e políticas públicas governamentais que se relacionam com a educação e a ciência no Brasil, com a pretensão de discutir o papel social das relações entre mediação da informação, saberes e seus potenciais de transformação”, frisou Marco André Feldman Schneider.
Para apresentar os resultados, os autores criaram uma figura que representa as vertentes da mediação da informação em cada situação: a Lei das Bibliotecas Escolares – espaços físicos – e o Repositório Lattes Data – plataforma digital.
Saiba mais sobre os autores:
Marco André Feldman Schneider é pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia; integrante do grupo de pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação - Perfil-i; bolsista de Produtividade CNPq; cientista do Faperj; professor associado do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói-RJ); professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/Ibict/UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF); doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP-2008); mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ-2003).; bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Produção Editorial (ECO-UFRJ-1999) e, também, possui estágio pós-doutoral em Estudos Culturais, pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2012), onde atua como pesquisador associado, supervisionando estágios pós-doutorais e líder do grupo de pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i);
Carla Maria Martellote Viol é advogada, publicitária e docente; doutoranda (2019) e mestra em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT/UFRJ/2018); graduada em Comunicação Social/Propaganda e Publicidade (FACHA/1985) e em Direito (Universidade Santa Úrsula/1997); pós-graduada em Gênero e Direito (EMERJ/2018-2019), em Gestão Estratégica da Comunicação (IGEC/FACHA/2011) e Direito do Consumidor Responsabilidade Civil (AVM/Candido Mendes/2013) com complementação em Didática do Ensino Superior.
Rede Mussi
A Rede Franco-Brasileira de Pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação (MUSSI) - https://remussi.org/ - promove os estudos, a formação e as trocas entre pesquisadores e estudantes de pós-graduação dos dois países, favorecendo o estabelecimento de elos institucionais e científicos entre grupos e laboratórios de pesquisa.
Clique aqui https://ridi.ibict.br/handle/123456789/1231 para acessar o livro e ler o capítulo.