Pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
OBS: as informações abaixo também estão disponíveis nos seguintes formatos:
DATA DE EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO PARA PESQUISAR |
DATA DE ENTRADA DA SOLICITAÇÃO NO CEPEQ |
RESPONSÁVEL PELA PESQUISA |
VÍNCULO INSTITUCIONAL |
TIPO DE PESQUISA |
NOME DA PESQUISA |
OBJETIVO GERAL DA PESQUISA |
|
1 |
30/01/2020 |
14/01/2020 |
Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa Leão |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
Tese de doutorado |
Livros Didáticos Acessíveis no Brasil Oitocentista: produção e práticas de leitura dos livros escolares em Braille |
Analisar os processos relativos à concepção e produção do livro didático acessível à pessoa cega no Brasil durante a segunda metade do século XIX |
2 |
05/03/2020 |
10/02/2020 |
Grupo de Estudos e Pesquisa em Adaptação (GEPA) |
Instituto Benjamin Constant (IBC) |
Pesquisa autônoma |
Adaptação de livros didáticos e paradidáticos sob a perspectiva dos gêneros textuais |
Proporcionar aos profissionais que atuam na área da deficiência visual um processo de ensino e aprendizagem autônomo e com equidade |
3 |
06/03/20 |
12/02/20 |
Marcos Fialho de Carvalho |
Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ) |
Tese de doutorado |
Estudo sistemático sobre a seleção, adoção, implantação, manutenção e abandono de métodos e maquinários desenvolvidos com finalidade tiflológica |
Quando um novo equipamento ou método é implantado em uma Instituição, ele precisa ser apropriado pelas pessoas que têm que se adaptar ao novo equipamento. Nos estudos de ciência, tecnologia e sociedade, vemos que este processo é uma cocriação, pessoas e máquinas são construídas à medida que interagem e se conhecem. O objetivo dessa pesquisa é levantar como esta interação entre atores humanos e não humanos se estabeleceu no IBC e o que podemos aprender dele. |
4 |
10/06/2020 |
26/05/20 |
Grupo de Pesquisa Inter-Relações entre Corpo, Deficiência Visual/Surdocegueira, Expressão e Arte |
Instituto Benjamin Constant(IBC) |
Pesquisa autônoma |
Estimulação Precoce Voltada para Crianças com Deficiência Visual: mapeamento e análise de pesquisas e publicações realizadas no Instituto |
Criar um banco de dados referente as produções acadêmicas voltadas para o tema Estimulação Precoce publicadas e/ou registradas no IBC |
5 |
04/03/2021 |
27/07/20 |
Dayana Miranda dos Santos Bandeira |
Universidade do Minho |
Dissertação de mestrado |
O uso de símbolos táteis na comunicação alternativa em crianças com deficiência múltipla na cidade do Rio de Janeiro, Brasil |
Neste estudo se fará análise do uso dos símbolos táteis pelos professores em crianças com deficiência múltipla a fim de desenvolver competências comunicativas. |
6 |
06/08/20 |
13/07/20 |
Grupo de Pesquisa Práticas Educativas na Deficiência Múltipla Associada à Deficiência Visual |
Instituto Benjamin Constant (IBC) |
Pesquisa autônoma |
Investigação bibliográfica dos estudos referentes as práticas docentes da deficiência múltipla no Brasil |
O estudo tem como objetivo a verificação da literatura acadêmica sobre o que se tem produzido em relação a deficiência múltipla no Brasil de modo a mapear os direcionamentos apresentados pelas pesquisas. |
7 |
14/12/2020 |
28/08/2020 |
Leila Gross |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
Pós-doutorado |
Artes Visuais e Inclusão: um estudo de caso sobre os referenciais artísticos de pessoas com deficiência visual |
Investigar os possíveis referenciais artísticos de pessoas com deficiência visual e que repertório imagético possuem. |
8 |
03/09/20 |
20/07/2020 |
Edney Dantas de Oliveira (coordenador) |
Instituto Benjamin Constant (IBC) |
Pesquisa autônoma |
A produção de materiais didáticos de matemática para alunos com deficiência |
Este projeto tem como objetivo geral produzir material didático especializado para o ensino de matemática a alunos do ensino fundamental II com deficiência visual. |
9 |
19/10/2020 |
02/08/2020 |
Gabriela Cintra dos Santos |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
Dissertação de mestrado |
Concepções sobre Deficiência: fundamentos, saberes e práticas de professores de música |
O objetivo geral desse projeto é compreender que concepções sobre deficiência fundamentam os saberes e práticas docentes de professores de música do Instituto Benjamin Constant. |
10 |
26/10/2020 |
06/08/2019 |
Renata Silencio de Lima |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) |
Dissertação de mestrado |
Acessibilidade sensorial e memória do trabalho para pessoas com deficiência visual e/ou profissionais do ramo |
Criar um produto educacional para trabalhadores cegos e/ou profissionais que atuam junto a deficientes visuais no mercado de trabalho por meio de uma exposição sensorial, debate sobre memórias do trabalho no Brasil, das quais os cegos são grandemente excluídos do ponto de vista histórico. |
11 |
09/11/2020 |
27/10/2020 |
Bruno Mendes Mesquita |
Instituto Benjamin Constant (IBC) |
Pesquisa autônoma |
O som na formação do espaço geográfico: aspectos teóricos para o processo de ensino e aprendizagem de Geografia para pessoas com deficiência visual |
Compreender o papel dos sons no processo de formação do espaço geográfico. A partir da literatura acadêmica procuramos registrar a forma com a geografia em sua contemporaneidade ressalta e qualifica essa relação. |
12 |
18/02/2021 |
26/10/2020 |
Grupo de Pesquisa LABCÁTIL – Laboratório de Pesquisas em Comunicação Alternativa Tátil |
Instituto Benjamin Constant (IBC)) |
Pesquisa autônoma |
Contribuições da Comunicação Alternativa para Pessoas com Deficiência Múltipla Sensorial Visual: revisão descritiva da literatura nacional e internacional |
Pesquisar e mapear a literatura nacional e internacional sobre a utilização de recursos da comunicação alternativa para favorecer a comunicação de pessoas com deficiência múltipla e com deficiência múltipla sensorial visual |