Grupos de pesquisas vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisa do IBC (Cepeq) — 2022
Publicado em
18/04/2024 16h01
OBS: as informações abaixo também estão disponíveis nos seguintes formatos:
JÁ EXISTENTES EM 2021 E QUE CONTINUARAM EM 2022 | Portaria IBC de criação do grupo | Página do grupo no Diretório do CNPq | Descrição do grupo e/ou de suas atividades | Líder do grupo na maior parte do ano | |
1 | Alfabetização, Linguagem e Processos de Aprendizagem na Deficiência Visual (GPALPHA-DV) (antigo Alfabetização e Deficiência Visual) | Portaria 554, de 08/10/2019 | dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9602410643408128 | Construção e disseminação de conhecimentos acerca de fundamentos, metodologias e práticas de alfabetização em deficiência visual, visando à compreensão de suas especificidades e ao aprimoramento do trabalho pedagógico na sala de aula face à inclusão escolar | Fabiana Alvarenga Rangel |
2 | Ciência ao Alcance das Mãos (Anteriormente denominado "BioQuimMat - Conhecimentos científicos ao alcance das mãos" - nome alterado pela Portaria 238, de 09/09/20) | Portaria 155, de 21/06/2016 | dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5513793291333677 | Desenvolvimento de recursos, materiais e metodologias adequados para o ensino de alunos com DV nas áreas de Química, Biologia e Matemática | Aires da Conceição Silva |
3 | Computação Aplicada ao Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas Acessíveis (COAS) | 15/12/2021 (data de inserção no Diretório do CNPq) | dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9712053159872913 | Realizar pesquisas voltadas para o uso e o desenvolvimento de metodologias, produtos e serviços tecnológicos acessíveis que possibilitem a inclusão e a ampliação das habilidades da pessoa com deficiência, em especial, da pessoa com deficiência visual, visando a garantia da sua autonomia e independência. | Joyce Miranda dos Santos |
4 | Cotidianos Escolares e Educação Especial: corpo, currículo e inclusão (GPCECI) | Portaria 261, de 15/8/2017 | http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4165511413947898 | Análise de publicações acadêmicas em periódicos científicos que discutam e relacionem em seu bojo as temáticas Currículo, Educação Física e Deficiência visual, buscando mapear e apresentar os pontos e contrapontos do que tem sido discutido e publicado no cenário acadêmico | Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior |
5 | GEPOM - Grupo de Estudo e Pesquisa de Orientação e Mobilidade Área da Educação e Saúde (antigo Grupo de Estudos e Pesquisa em Orientação e Mobilidade) | Portaria 622, de 21/11/2019 | http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6776279090989900 | Verificação na literatura educacional e da saúde (fisioterapia, educação física e terapia ocupacional) os conteúdos sobre Orientação e Mobilidade de pessoas com deficiência visual no âmbito nacional | Regina Kátia Cerqueira Ribeiro |
6 | Grupo de Estudos e Pesquisa em Adaptação (GEPA) | Portaria 364, de 22/12/2016 | http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1034057166251177 | Desenvolvimento de pesquisas relacionadas à adaptação de materiais para o Sistema Braille | Fernando da Costa Ferreira |
7 | Grupo de Pesquisas Linguísticas e Literárias no Contexto da Deficiência Visual (antigo Língua Portuguesa e Educação Especializada: novas perspectivas para o processo de ensinoaprendizagem para alunos com deficiência visual) | Portaria 85, de 06/04/2016 | http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0110326799736606 | O grupo de pesquisa agrega trabalhos sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua e literaturas de expressão portuguesa, voltado a pessoas com deficiência visual, com ênfase no desenvolvimento do aluno e na instrumentalização do professor da rede regular de ensino. Desse modo, o grupo tem como foco a produção de materiais didáticos e paradidáticos, métodos, práticas e recursos acessíveis para pessoas cegas e com baixa visão. | Marcia de Oliveira Gomes |
8 | Grupo de Pesquisa sobre Audiodescrição (GPEAD) | Portaria 179 de 11/06/2021 | http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8016355376576602 | A audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional, que através das palavras, possibilita a construção imagética por pessoas cegas, com baixa visão e surdocegas. O ato de descrever imagens faz parte do trabalho dos professores de escolas especializadas como o Instituto Benjamin Constant tanto no contexto de sala de aula e em atividades externas. A partir do ano de 2020 essa prática cresceu nas mídias sociais com o ensino remoto imposto pela pandemia mundial e o isolamento social. | Nadir Silva Machado |
9 | Grupo de Pesquisa sobre o Sistema Braille (GPESBRA) | Portaria 112 de 15/04/2021 | http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3031393214787548 | O grupo tem como objetivo principal estudar e pesquisar sobre o uso do braille na educação das pessoas com deficiência visual, deficiência visual associada a outras deficiências e surdocegos. Esse objetivo principal se desmembra e outros objetivos como: relacionar a importância do braille na autonomia do indivíduo cego e do grupo social; refletir a didática do braille no contexto da escola especializada e também da escola que se propõe inclusiva; pesquisar as alterações sofridas pelo sistema braille ao longo dos anos e compreender como está vigorando o uso do braille no contexto atual brasileiro. | Raffaela de Menezes Lupetina |
10 | 0 Grupo de Pesquisa Tecnologia Educacional e Deficiência Visual (GPTec) - Antigo Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais e Tecnologia Assistiva na Deficiência Visual, Surdocegueira e Deficiência Múltipla (GPTec) | Portaria 93, de 31/3/2017 | http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1348503884190835 | Avaliação do Impacto do uso de diferentes tecnologias acessíveis nos processos de aprendizagem e inserção social de estudantes com deficiência visual, surdocegueira e deficiência múltipla | Bianca Della Líbera da Silva |
11 | História da Deficiência Visual no Brasil: perspectiva (antigo Trajetórias, Histórias e Vidas de Alunos e Alunas do Instituto Benjamin Constant) | Portaria 205, de 20/07/2015 | http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8478643769510491 | Investigação de trajetórias, histórias e vidas de alunos e alunas do IBC em toda a sua temporalidade, compreendendo aspectos mais específicos aos mais gerais | Flavio Antonio de Souza França |
12 | Inter-relações entre Corpo, Deficiência Visual/Surdocegueira, Expressão e Arte (não informado anteriormente) | Portaria 439, de 27/12/2018 | http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1755530123928849 | Investigação das inter-relações entre corpo e deficiência visual, assim como entre corpo e surdocegueira nos âmbitos perceptivos, sensoriais, psicomotores, cognitivos, comportamentais e criativos | Arheta Ferreira de Andrade |
13 | O ensino e a aprendizagem de Matemática e Ciências para alunos com deficiência visual | Portaria 121 de 22/04/2021 | http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4744733263302936 | Desenvolver estudos e pesquisas acerca do uso de recursos e metodologias acessíveis no ensino e a aprendizagem de Ciências e Matemática de pessoas com deficiência visual (DV). Tendo vista contribuir para a formação de professores mais bem preparados para atuar com alunos com DV, objetiva-se ainda o desenvolvimento e a consolidação de culturas, políticas e práticas inclusivas na Educação Especial, em diálogo e articulação contínua com a Educação Inclusiva. Como campo de pesquisa e atuação, apontase o Departamento de Educação, com alunos da Educação Básica e o Departamento de PósGraduação, com alunos do Ensino Superior e dos cursos de capacitação ofertados pela Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento. | Fábio Garcia Bernardo |
14 | Práticas Educativas na Deficiência Múltipla Associada a Deficiência Visual | Portaria 181 de 04/08/20 | http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9215931847014659 | Desenvolver investigações de temáticas sobre práticas educativas na área da deficiência múltipla relacionada à deficiência visual. A pesquisa explora a bibliografia já existente ligada à área educacional de modo a selecionar estudos que abordem demandas do cotidiano escolar, separando-as daquelas relacionadas à aspectos clínicos ou que não se referem à deficiência múltipla. A partir disso será possível divulgar o que já existe sobre o tema, além de preencher lacunas existentes com a elaboração de novos trabalhos. A ideia é fornecer subsídios à prática educativa e promover o diálogo entre os agentes que constituem a equipe de trabalho desses alunos. | Bárbara Braga Wepler |
15 | Recursos Multissensoriais e Tecnológicos Aplicados nas Ciências da Natureza e suas Tecnologias (informado anteriormente como cancelado em 2018, tendo havido apenas a atualização do nome) | Portaria 221 de 11/08/2016 | http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6285457981020151 | Desenvolvimento de recursos pedagógicos que utilizem diferentes canais sensoriais e promova integração das disciplinas Biologia, Física e Química no ensino dos alunos cegos e com baixa visão, criando condições de igualdade de aprendizagem | Vagner Santos da Cruz |
16 | Trabalho, Arte, Educação | Portaria 25, de 01/02/2021 | http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1183433989384325 | Em consonância com o referencial teórico do materialismo histórico-dialético, dos pressupostos da teoria histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, teceremos estudos a fim de apreender a educação estética das pessoas com deficiência visual na Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Dessa forma, os encontros quinzenais do grupo intencionam estabelecer diálogos com as práticas pedagógicas, almejando considerar as produções estéticas ali engendradas em sua dimensão ontológica tanto para a elaboração de estratégias apropriadas aos educandos com deficiência visual quanto para o desenvolvimento da formação omnilateral rumo à superação dos limites que as relações sociais alienantes da sociabilidade do capital impõem à vida humana. | Luciana Bernadinello |
CANCELADO EM 2022 | Portaria IBC de criação do grupo | Página do grupo no Diretório do CNPq | Descrição do grupo e/ou de suas atividades | Líder do grupo na maior parte do ano | |
1 | LABCÁTIL – Laboratório de Pesquisas em Comunicação Alternativa Tátil - GRUPO EXTINTO EM 25/03/2022 | Portaria 341, de 30/12/20 | dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1252342833679328 | As revisões de literatura desempenham um papel de destaque no cenário educacional, pois apresentam sínteses rigorosas acerca do que já foi produzido sobre determinado assunto. Desse modo, nos dedicaremos a investigar o que dizem as produções nacionais e internacionais sobre os benefícios da Comunicação Alternativa para favorecer a comunicação de pessoas com deficiência múltipla sensorial visual. | Flavia Daniela dos Santos Moreira |
SUSPENSO EM 2021 E QUE CONTINUARAM SUSPENSOS EM 2022 - GRUPOS QUE SUSPENDERAM SUAS ATIVIDADES DEVIDO À PANDEMIA OU QUE TIVERAM SEUS CADASTRO SUSPENSO POR FALTA DE ATUALIZAÇÃO NO CEPEQ | Portaria IBC de criação do grupo | Página do grupo no Diretório do CNPq | Descrição do grupo e/ou de suas atividades | Líder do grupo na maior parte do ano | |
1 | Grupos de Estudos e Pesquisa em Educação e Educação Física na Deficiência Visual | Portaria 124, de 28/03/2019 | Avaliação do perfil dos estudantes com deficiência visual do Brasil a partir do censo escolar; avaliação da distorção idade-série em alunos com baixa visão e cegos, investigação do acesso de alunos com deficiência visual nas aulas de Educação Física no Brasil | Sergio Henrique Almeida da Silva Junior | |
2 | Grupo de Estudos e Pesquisa na Surdocegueira (GPESC) | Portaria 280, de 30/8/2017 | Realização de amplo levantamento da produção acadêmica na área da surdocegueira com a finalidade de produzir uma base de dados atualizada para os pesquisadores interessados na área | Márcia Noronha de Mello | |
3 | Medicalização da educação e da sociedade: práticas, discursos e simbolismos sobre TDAH e outros transtornos | Portaria 112, de 9/4/2018 | Investigação da produção teórica, técnicocientífica do fenômeno social da medicalização da sociedade e da educação, vinculada a uma concepção clínica e de patologização das questões educacionais | Marcelo Moreira de Souza |