Projeto 8 - Linha 2
Comunicação e a pré-alfabetização de alunos com deficiência visual associada a outras deficiências
Resumo
Alunos com deficiência visual associada a outras deficiências precisam utilizar recursos da comunicação alternativa para atender suas necessidades de comunicação face a face. A alfabetização, para estes alunos, fornece um meio essencialmente poderoso, eficaz e concreto de comunicação. Pensando nisso, esta pesquisa questiona o seguinte: a adaptação de músicas e histórias infantis e a elaboração de livros de experiência pessoal feitos com objetos de referência, na escola e em casa, podem favorecer a pré-alfabetização e a comunicação de alunos com deficiência visual associada a outras deficiências? Objetivo: organizar etapas para adaptar músicas e histórias infantis e a elaboração de livros de experiência pessoal com objetos de referência para favorecer a pré-alfabetização de alunos com deficiência visual associada a outras deficiências, os quais serão confeccionados na escola e em casa. Método: pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa. Variáveis Independentes: etapas para utilização de músicas e histórias infantis e elaboração de livros de experiência pessoal, rotinas táteis, uso de objetos de referência, oportunidades de escolha e utilização de cartões de símbolos tangíveis. Variáveis Dependentes: respostas comportamentais ou habilidades adquiridas pelos alunos após a implementação das variáveis independentes. Resultados: acredita-se que esta pesquisa oferecerá condições para que os alunos ampliem suas habilidades comunicativas, façam escolhas e compreendam que um objeto serve para representar diferentes conceitos.
Palavras-Chave: Deficiência Visual Associada a Outras Deficiências. Objetos de Referência. Pré-Alfabetização.