Especialização em Metodologias de Ensino com Ênfase na Deficiência Visual
O Curso de Especialização em Metodologias de Ensino (com Ênfase na Deficiência Visual), do Instituto Benjamin Constant (IBC), em conformidade com os parâmetros legais e amparado no seu papel como instituição pública de ensino, pesquisa e extensão, busca ampliar e contribuir para a formação continuada dos quadros docentes das esferas pública e privada, cumprindo e reforçando as orientações e os objetivos previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015), contribuindo na especialização dos professores e habilitando-os a desenvolverem pesquisas e novos recursos e procedimentos metodológicos na área do ensino, a fim de melhor lidarem com as necessidades especiais dos estudantes cegos ou com baixa visão em sala de aula.
Para tanto, imagina-se uma pós-graduação que privilegia a investigação integrada aos fazeres da escola, que, para além da pesquisa tradicional e de cunho acadêmico, confere valor substantivo à vivência e ao aprendizado do docente. Logo, trata-se aqui, de cultivar a formação de pós-graduandos aptos a analisar e interpretar a experiência docente e habilitados a produzirem conhecimento teórico, metodológico e pedagógico, em conexão com tal experiência e suas respectivas análise e interpretação. Se é certo que o Curso de Especialização em Metodologias de Ensino com Ênfase na Deficiência Visual propõe-se a missão de propiciar a reflexão sistemática sobre a experiência docente, é indiscutível que esse curso reivindica, também, a responsabilidade de oferecer aos pós-graduandos a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos numa perspectiva interdisciplinar e transversal.
O Curso de Especialização em Metodologias de Ensino com Ênfase na Deficiência Visual, abre, acredita-se, um amplo espaço para a reflexão e análise de inúmeras disciplinas e metodologias presentes no mundo contemporâneo e cada vez mais exigidas no dia a dia dos professores que lidam com alunos cegos ou de baixa visão, e mesmo videntes. Conforme as disciplinas destacadas na estrutura curricular, qualquer área do conhecimento pode ser alvo do curso, ao ser integrada com as questões teóricas, metodológicas e práticas ensejadas pelas disciplinas. De uma certa forma, o curso em questão pode ser entendido como um catalisador para a promoção de questões e práticas em diversas áreas das Humanidades, a partir das diversas possibilidades abertas para o estudo que a estrutura curricular pode proporcionar.
Construído por um viés interdisciplinar, o curso prima pela convergência de saberes e o entrecruzamento epistemológico – informando assim a atividade investigativa do pós-graduando, com as disciplinas contribuindo, cada qual no âmbito dos objetos de estudos, com conceitos, procedimentos, competências e habilidades que lhe são próprios, para a construção/reconstrução de conhecimentos e metodologias de ensino.
Nessa linha de compreensão do processo ensino-aprendizagem e da pesquisa, a organização do curso tenta seguir uma orientação singular, caracterizada pela interpenetração e associação das disciplinas, que se complementam entre si. No lugar dos estritos limites disciplinares pensa-se em espaços de convívio, de diálogo, de intercâmbio e até de divergências. No lugar de disciplinas muito fechadas e especializadas, prima-se por disciplinas que agregam conhecimentos prévios e artificialmente isolados. No lugar do professor e do pós-graduando auto-suficientes, tem-se como meta principal desenvolver um profissional capaz de reconhecer e apropriar-se das múltiplas relações conceituais que sua área de formação pode estabelecer com as outras ciências, capaz de, em última instância, partilhar o domínio do saber, de abandonar as certezas estabelecidas e aventurar-se num domínio que, como o campo do ensino para pessoas com deficiência visual nos mostra, assim como a própria ideia de inclusão, ainda tem muito a ser investigado e conhecido.
Público
O público-alvo do curso é constituído por professores das redes pública e privada e demais profissionais de nível superior interessados na temática de estudo abordada.
Objetivo Geral
O curso tem como objetivo geral proporcionar ao pós-graduando conhecimentos que o auxiliem no desenvolvimento de pesquisas e novos procedimentos metodológicos para o processo ensino-aprendizagem, notadamente daqueles que atendam as necessidades educacionais específicas de alunos cegos ou com baixa visão.
Objetivos Específicos
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Promover a especialização dos professores que atuam nas redes pública e privada.
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Proporcionar um espaço de reflexão sobre as características e condições biológicas de estudantes cegos ou com baixa visão e suas possíveis implicações didático-pedagógicas.
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Habilitar os professores, através dos conhecimentos adquiridos no curso, a aprofundarem e desenvolverem abordagens teórico-metodológicas e recursos didáticos para a atuação na educação de alunos cegos ou com baixa visão.
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Incentivar a produção científica por meio de pesquisas no campo do ensino e da educação especial, nomeadamente as relacionadas com a deficiência visual.
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Proporcionar aos profissionais da área de ensino instrumentos que favoreçam a concretização dos objetivos propostos nos programas escolares, cumprindo assim seus respectivos papéis como agentes de mudanças sociais.
Horário 2024:
Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
Requerimentos
- Requerimento de aproveitamento de créditos cursados em disciplinas de outros programas de pós-graduação
- Requerimento de substituição de orientador
- Requerimento de prorrogação do prazo para realização da defesa do TCC
- Termo de autorização para inserção do produto/processo educacional no repositório institucional do IBC
- Ficha de Validação do Produto Educacional
- Formulário de agendamento de defesa do TCC
- Requerimento de trancamento de matrícula
Processos seletivos
Trabalhos de conclusão de curso
Manual de Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)