Plano de Desenvolvimento de Pessoas
O Plano de Desenvolvimento de Pessoas é o principal instrumento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), o qual é elaborado anualmente por meio de um sistema informatizado (Portal SIPEC – módulo PDP), onde é realizado o registro do levantamento, planejamento e priorização das necessidades de desenvolvimento dos servidores que deverão ser alcançadas no ano seguinte.
O ciclo da Política é contínuo e cada ano de execução do PDP subsidia o planejamento dos próximos PDPs. Além disso, a nova PNDP, em seu conjunto de diretrizes, instrumentos e metodologias, tem como um dos pilares a observância das recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o que inclui identificar continuamente as competências e habilidades dos servidores públicos federais, a fim de promover uma cultura da aprendizagem e o alcance da eficiência e responsividade dos serviços públicos.
A partir da aprovação do Plano de Desenvolvimento de Pessoas, os pedidos de afastamento podem ser processados. As solicitações de Licença para Capacitação deverão ser realizadas exclusivamente pelo SouGov.
Os PDPs estão disponíveis nos links:
O portfólio de cursos da ENAP e demais escolas de governo está disponível neste link.