Notícias
Apoio Psicológico
Foto da psicóloga Andrea Mazzaro sentada em poltrona de couro marrom com uma agenda nas mãos, na sala de atendimento psicológico do DED
Além de oferecer gratuitamente atendimento médico-oftalmológico, o IBC também disponibiliza acompanhamento psicológico a seus alunos e responsáveis. A intenção é contribuir no desenvolvimento emocional ao lidar com os desafios vinculados à deficiência visual. O serviço é oferecido pelo Departamento de Educação (DED), com atendimentos destinados aos alunos da escola, e pelo Departamento de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR), com orientações voltadas ao público da reabilitação - jovens e adultos que perderam a visão repentina ou progressivamente.
As principais queixas daqueles em fase escolar dizem respeito a comportamentos associados ao bullying, obstáculos de integração no meio social e angústia vivenciada pelos estudantes do 9º ano,nesse momento de transição educacional para o ensino médio em outra escola. Diante desse cenário específico, foi desenvolvido "Projeto de Vida com o Nono Ano", um espaço de escuta, acolhimento e orientação nesse momento de transição educacional.
Já as demandas da reabilitação são relacionadas, principalmente, à aceitação da perda visual, dificuldades para a realização de atividades do cotidiano, perda do vínculo com o trabalho e obstáculos no campo da acessibilidade e inclusão. Cada departamento determina qual o melhor método será utilizado para atingir as necessidades do processo terapêutico de seu respectivo público.
Diferente do atendimento clínico em consultório, o setor de psicologia do IBC atua em conjunto com uma equipe multidisciplinar que visa favorecer o suporte especializado e adequado a cada indivíduo. No entanto, é importante ressaltar que os psicólogos não ultrapassam os limites de sigilo previsto no código de ética. A intenção nessa troca é promover um ambiente mais inclusivo, considerando todas as adversidades enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual e seus familiares.
No DED, a psicóloga Andréa Mazzaro, em conjunto com a Orientação Educacional e a Divisão de Assistência ao Educando (DAE), são os responsáveis por promover a saúde mental dos alunos da escola. As atividades são voltadas à orientação, suporte emocional, intervenções, palestras e rodas de conversa, envolvendo também familiares e funcionários. Em 2023, a psicóloga promoveu mais de 260 atendimentos individuais e 16 encontros.
No DMR, a assistência é feita em conjunto por uma equipe formada por três estagiárias e uma psicóloga voluntária, sob a orientação da psicóloga do setor, Sonia Gomes Rocha. Em 2023, cerca de 1.200 atendimentos foram realizados, incluindo assistência em grupo, individuais e com familiares, além de mais de 700 encontros em grupo. A equipe desenvolve o trabalho com foco na reabilitação promovendo a troca de experiências a respeito dos desafios de enfrentamento da perda visual.
A Instituição promove ainda programas de conscientização sobre saúde mental e realiza a escuta ativa das necessidades institucionais, incluindo servidores e terceirizados.
Como obter apoio psicológico do IBC?
Aos que já são pacientes do Instituto e possuem interesse, ligar para a secretaria do DMR pelo telefone (21) 3478-4418 ou para o serviço de psicologia no telefone (21) 3478-4460, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Todos os alunos do DED podem ser contemplados. O acesso pode ser por meio do professor, do responsável ou do próprio aluno.
Como a população pode ter acesso ao atendimento psicológico gratuito?
Dentro da Rede de Atenção Psicossocial do SUS (RAPS), o primeiro contato necessário é na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do SUS, possuem equipes multidisciplinares voltadas para o cuidado integral de seus usuários e são divididos em atendimentos para todas as faixas etárias, para crianças e adolescentes (CAPSi) e para usuários de álcool e drogas (CAPSad). Além disso, é possível buscar atendimento psicológico nas universidades que ofertam o curso de Psicologia, por meio das clínicas-escolas / Serviço de Psicologia Aplicada (SPA).
Caso você ou alguém próximo necessite de ajuda e esteja impossibilitado de sair de casa, o Centro de Valorização da Vida (CVV) presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio. Acesse o chat do CVV ou ligue para o número 188. A ligação é gratuita e o serviço está disponível 24 horas por dia.
Saiba mais sobre saúde mental, acessando o link: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-mental
Para entrar em contato com o CVV, acesse o link: https://cvv.org.br/
Para entrar em contato com a Psicologia do IBC, envie e-mail para os endereços: andreamazzaro@ibc.gov.br / soniagomes@ibc.gov.br