Notícias
ACESSIBILIDADE
Surdocegos respeitados como plateia
Foto na plateia do Teatro Benjamin Constant, pessoa surdocega, vestindo rosa, acompanha a palestra com auxílio de intérprete em Libras, vestindo preto.
A organização do evento disponibilizou uma equipe de 20 profissionais para oferecer acessibilidade aos surdocegos presentes ao congresso, que se dividiram nas modalidades: intérprete; guia-intérprete; Libras tátil; Libras em campo reduzido e fala ampliada. "Estes profissionais possibilitam acessibilidade e garantia de direitos ao surdocego. O número deve ser compatível com a quantidade de usuários do recurso e a modalidade que cada indivíduo necessita", explicou Indira Cardoso, tradutora intérprete de Libras do IBC.
Dos 9 surdocegos presentes ao congresso, 7 são alunos do Núcleo de Atendimento Educacional à Pessoa com Surdocegueira (NAEPS) do IBC. Entre eles, os seguintes comentários:
Luciana: "muito bom participar de um evento recebendo o conteúdo do forma adequada, é muito enriquecedor ter acesso ao conhecimento".
Suely: "é agradável a sensação de pertencimento ao ambiente que estou vivenciando, juntamente com o conteúdo de interesse disponível."

