Notícias
INSTITUCIONAL
Secretário-Executivo do MEC visita o IBC para fortalecer parcerias
No parque de produção da Imprensa Braille, o secretário e ministro em exercício, Leonardo Barchini, demonstra curiosidade por todo o processo de produção de textos em braille, com o uso dos maquinários em chapa até as mais modernas impressoras.
O Instituto Benjamin Constant (IBC) recebeu, na tarde ensolarada desta sexta-feira (28), a visita do secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Leonardo Barchini, que responde interinamente pelo MEC, pois o titular Camilo Santana está em missão no exterior. O encontro teve como objetivo fortalecer a parceria entre o Instituto e o MEC, proporcionando uma imersão na estrutura e nos projetos voltados à inclusão e educação de pessoas com deficiência visual.
"O IBC é uma referência nacional no campo da inclusão e da deficiência visual. Precisamos disseminar cada vez mais esse conhecimento do Instituto pelo Brasil", destacou Barchini. Recentemente, o secretário-executivo do Conselho Nacional de Educação (CNE), Christy Ganzert Pato, e a chefe de gabinete, Patrícia Fernanda Lapa Lobo, estiveram reunidos com o diretor-geral, Mauro Conceição para discutir a possibilidade de o IBC sediar reunião do CNE, no mês de junho, que foi outra demonstração do "movimento do Instituto para se fazer mais conhecido, presente e atuante além dos seus muros", como diz o seu diretor-geral, Mauro da Conceição.
A visita
Durante a visita, a comitiva percorreu diversas áreas do Instituto, incluindo o Gabinete, o espaço destinado ao futuro prédio administrativo e o Departamento Médico e de Reabilitação (DMR), que oferece atendimento médico, centro cirúrgico e serviços especializados para baixa visão. No Espaço de Economia Solidária, o grupo foi recebido com um lanche preparado pelas mães dos alunos, incluindo café, suco e bolo.
A visita também incluiu o Departamento Técnico-Especializado, responsável pela produção de materiais didáticos acessíveis, como livros táteis e em braille, além da gráfica do IBC. Outros espaços visitados foram o setor de odontologia, o refeitório e o espaço que abrigará o novo almoxarifado do Instituto.

- Da sacada de uma das tradicionais janelas do IBC, Mauro e Leonardo contemplam a visão da Baía da Guanabara, enquanto conversam o horizonte de possibilidades de atuação do IBC
Um dos momentos mais marcantes foi a visita aos museus do terceiro andar, que preservam e contam a história da educação para pessoas com deficiência visual no Brasil.
Ao fim do encontro, Barchini e sua equipe receberam um kit especial do IBC, contendo um calendário, um livreto comemorativo dos 170 anos do Instituto e exemplares da coleção Turma do BEM. A visita simboliza uma nova fase do Instituto, que busca ampliar seu diálogo com a sociedade e reforçar sua atuação em parceria com órgãos públicos.
"Essa visita é fundamental para estreitar nossos laços com o MEC, apresentar de perto nosso trabalho e discutir novos caminhos para que o IBC utilize sua expertise e experiência no atendimento à população brasileira", afirmou Mauro Conceição, diretor-geral do IBC.