Notícias
PARCERIA
Secretário da Pessoa com Deficiência de São Luís visita IBC
Na foto estão perfilados, na sala de reuniões do gabinete da direção-cheral, da esquerda: Alessandro Pereira (diretor do DTE); Leonardo Augusto (chefe da DEN); Ana Nobrega (assessora); Mauro Conceição (diretor-geral do IBC); Maria Isabel Oliveira (servidora do IBC); Cristina Moraes (assessora); Pedro (servidor IBC); Carla Maria Alves (chefe de gabinete do IBC) e, sentados à mesa, os visitantes Priscilla Selares (superintendente ); Carlivan Braga (secretário municipal) e o acompanhante da superintendente. Ela têm sobre a mesa, dobrada, sua bengala verde (baixa visão) e o secretário está em sua cadeira de rodas.
Os representantes da Secretaria da Pessoa com Deficiência de São Luís, capital do Maranhão, estiveram, nesta quarta-feira (2/3), no Instituto Benjamin Constant para conhecer de perto o trabalho de educação inclusiva. O interesse dos visitantes é estabelecer futuras parcerias para capacitação dos profissionais da Prefeitura de São Luís.
Após reunião das equipes, o grupo visitou algumas instalações do Instituto, conhecendo as atividades e os serviços prestados. “Fiquei encantado com o trabalho importantíssimo desenvolvido pelo IBC, dando protagonismo à pessoa com deficiência, especialmente àquela com deficiência visual. Parabéns a toda a equipe. Esperamos, em breve, firmar convênios entre as duas instituições para ajudar na formação das pessoas com deficiência visual em São Luís”, afirmou Carlivan Braga (na foto ao lado manipulando caixa de tipologia gráfica, apresentado pela professora Márcia de Lourdes), que agradeceu o acolhimento de todos.
Segundo o professor Mauro Conceição, o IBC tem todo o interesse em colaborar na formação de professores e técnicos: “Temos profissionais qualificados para ajudar nesse processo. Queremos ampliar a visibilidade da deficiência visual, oferecendo nossos serviços para todos os municípios do Brasil”, ressaltou.
Para Priscila Selares (na foto à esquerda, segurando sua bengala e com a outra mão explorando o recurso pedagógico produzido no IBC), Superintendente de Inclusão e Empregabilidade e Empreendedorismo da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Luís, a visita ao IBC teve uma importância ainda maior. “Sou mulher com deficiência visual e desde os 18 anos de idade fiz minha reabilitação no Instituto Benjamin Constant.
Retornar e constatar a expansão que o Instituto teve durante esses anos, foi extremamente gratificante”, declarou. Ela destacou ainda que o trabalho do Instituto reafirma que é possível educar a pessoa com deficiência visual com qualidade, com condições dignas de acesso à informação. “Parabéns a toda a equipe do IBC pelo comprometimento com a educação de qualidade e inclusiva”, finalizou.